As dimensões de avaliação dos atributos importantes na compra de condicionadores de ar: um estudo aplicado



Artigo principal Conteúdo

Francine da Silveira Espinoza
Adriana Shizue Hirano

Resumo

O principal objetivo deste trabalho é analisar a estrutura dos atributos considerados importantes pelos consumidores no momento da decisão de compra, à luz das tipologias apresentadas por Alpert (1971), Zeithaml (1988) e Peter e Olson (1999). Para tanto, foi realizada uma pesquisa exploratória, que se divide em uma etapa qualitativa, a qual buscou identificar os atributos considerados importantes por compradores de aparelhos de ar condicionado, e uma etapa quantitativa, que teve por objetivo analisar a estrutura subjacente à avaliação destes atributos. Com este propósito, foi aplicada a técnica estatística denominada Análise Fatorial Exploratória sobre os dados da amostra. Os resultados indicam que os atributos do produto considerados na compra são avaliados pelos consumidores em quatro dimensões, relacionadas aos tipos de atributos revisados no referencial teórico. Ao final, são discutidas as implicações gerenciais e acadêmicas dos resultados obtidos.

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Detalhes do artigo

Como Citar
Espinoza, F. da S., & Hirano, A. S. (1). As dimensões de avaliação dos atributos importantes na compra de condicionadores de ar: um estudo aplicado. Revista De Administração Contemporânea, 7(4), 97-117. https://doi.org/10.1590/S1415-65552003000400006
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Francine da Silveira Espinoza, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Bacharel e Mestranda em Administração na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Suas áreas de interesse em pesquisa são comportamento do consumidor, varejo, marketing estratégico.

Adriana Shizue Hirano, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Bacharel em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Pós-Graduanda em Marketing na Escola Superior de Propaganda e Marketing. Suas áreas de interesse em pesquisa são comportamento do consumidor, varejo, marketing estratégico.