A relação da motivação para o trabalho com as metas do trabalhador



Artigo principal Conteúdo

Alvaro Tamayo
Tatiane Paschoal

Resumo

O objetivo central deste artigo é propor um modelo para aprimorar programas de motivação no trabalho a partir do perfil motivacional do trabalhador. O pressuposto básico é que as estratégias de motivação laboral são mais eficientes quando correspondem diretamente a metas e valores do trabalhador. Para tanto, são discutidas brevemente as principais teorias que explicam a motivaçãono trabalho, bem como suas aplicações em programas motivacionais concretos. É apresentada uma moderna teoria dos valores, verificada empiricamente em mais de 60 países, que identifica a estrutura motivacional das pessoas. Com base nos resultados destes estudos, é introduzido o conceito deperfil motivacional do trabalhador e discutida a sua forma de avaliação nas organizações. É igualmente apontada a correspondência entre diversos aspectos do perfil motivacional e diversos motivadores utilizados na prática organizacional. Conclui-se que o conhecimento do perfil motivacional do trabalhador possibilita o desenvolvimento de programas diferenciados de motivação dentro da organização, visando à atender a metas de trabalhadores diversos.

Histórico de Downloads

Não há dados estatísticos.


Detalhes do artigo

Como Citar
Tamayo, A., & Paschoal, T. (1). A relação da motivação para o trabalho com as metas do trabalhador. Revista De Administração Contemporânea, 7(4), 33-54. https://doi.org/10.1590/S1415-65552003000400003
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Alvaro Tamayo, Université de Louvain

Pós-Doutorado em Psicologia na Université de Louvain, Bélgica, e na Université de Moncton, Canada, e Doutorado em Psicologia na Université de Louvain, Bélgica. Professor dos Cursos de Graduação, Mestrado e Doutorado em Psicologia da Universidade de Brasília. Suas áreas de interesse em pesquisa são cultura organizacional, valores organizacionais, valores do trabalho, relação dos valores pessoais com o comportamento organizacional e com o comportamento do consumidor.

Tatiane Paschoal, Universidade de Brasília

Mestre em Psicologia e Doutoranda em Psicologia Social e do Trabalho na Universidade de Brasília, com interesse em pesquisa nas áreas de valores pessoais, laborais e organizacionais, estresse no trabalho, interação trabalho-família.