Contribuições de recursos humanos para a competitividade em qualidade: estudo de casos



Artigo principal Conteúdo

Fernando César Almada Santos
Luís Cesar Ribeiro Carpinetti
Marilson Alves Gonçalves

Resumo

A inserção da gestão de recursos humanos na gestão da estratégia empresarial pode colaborar para o sucesso de programas de qualidade total, enfatizando-se as vantagens competitivas que podem ser criadas por essa parceria, tais como aprendizagem organizacional, gestão da cultura organizacional e organização baseada em equipes. Pesquisa exploratória em quatro empresas manufatureiras, líderes em seus mercados e de médio e grande porte da região central do Estado de São Paulo, permite demonstrar como o programa de recursos humanos pode contribuir para a efetividade de programas de qualidade total. Para a realização desta pesquisa, os principais elementos da gestão de recursos humanos e qualidade são analisados tanto pelo nível de implantação, como pela importância estratégica para a consecução da estratégia empresarial.

Histórico de Downloads

Não há dados estatísticos.


Detalhes do artigo

Como Citar
Santos, F. C. A., Carpinetti, L. C. R., & Gonçalves, M. A. (1). Contribuições de recursos humanos para a competitividade em qualidade: estudo de casos. Revista De Administração Contemporânea, 1(3), 121-140. https://doi.org/10.1590/S1415-65551997000300007
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Fernando César Almada Santos, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Mestre em Administração pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e Doutorando em Administração de Empresas na Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas. Professor Assistente da área de Engenharia de Produção da Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo. Suas áreas de interesse em pesquisa são administração de recursos humanos, estratégia empresarial e administração da produção.

Luís Cesar Ribeiro Carpinetti, Universidade de São Paulo

Doutor em Engenharia pela Universidade de Warwick, UK, e Mestre em Metrologia e Garantia da Qualidade pelo Cranfield Institute of Technology. Professor Doutor na área de Engenharia de Produção da Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo.

Marilson Alves Gonçalves, Universidade de São Paulo

Doutor e Mestre em Engenharia de Produção pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Professor Adjunto do Departamento de Administração Geral e Recursos Humanos da Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas. Professor Doutor do Departamento de Administração da Produção e Operações da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo.