Tecnologia da informação e processo produtivo de gestão em uma organização cooperativa: um enfoque estratégico



Artigo principal Conteúdo

Mozar José de Brito
Luiz Marcelo Antonialli
Antônio Carlos dos Santos

Resumo

O objetivo da presente pesquisa foi analisar como a tecnologia de informação (TI) exerce influência na estratégia de uma cooperativa de cafeicultores. Estudaram-se os efeitos na informatização das operações internas e para a atualização diária das cotações de preços do café no mercado internacional. Os resultados demonstraram que antes da implantação da TI, a cooperativa apresentava vários problemas ligados à gestão de suas operações internas; dependia de agentes internacionais para receber as informações do preço do produto no mercado externo (via telefone/telex). A implantação da TI teve como marco a instalação da rede interna em regime on line na sede, e a rede externa em regime off line entre a sede e os núcleos. Envolveu esforços financeiros, técnicos e operacionais para contornar os problemas decorrentes da implantação, com destaque para o problema da conectividade entre os antigos sistemas operacionais existentes. A solução foi através do recente investimento na nova arquitetura "cliente-servidor" e do novo sistema operacional UNIX instalado na sede. Após a implantação da TI, a cooperativa ganhou agilidade, precisão e segurança na troca de informações das operações internas. A atualização de preços do café no mercado internacional se modernizou, tornou-se mais ágil e confiável, através de um contrato de assinatura com uma empresa especializada em informações on line, que fornece cotações do mercado futuro nas Bolsas de Mercadorias de Nova York, Londres e BM&F.

Histórico de Downloads

Não há dados estatísticos.


Detalhes do artigo

Como Citar
Brito, M. J. de, Antonialli, L. M., & Santos, A. C. dos. (1). Tecnologia da informação e processo produtivo de gestão em uma organização cooperativa: um enfoque estratégico. Revista De Administração Contemporânea, 1(3), 77-95. https://doi.org/10.1590/S1415-65551997000300005
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Mozar José de Brito, Universidade de São Paulo

Doutorando em Administração na Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo. Professor Assistente do Departamento de Administração e Economia da Universidade Federal de Lavras, além de Pesquisador em Organizações e Recursos Humanos. Suas áreas de interesse em pesquisas são organizações e gestão em ciência e tecnologia.

Luiz Marcelo Antonialli, Universidade de São Paulo

Engenheiro Agrônomo e Doutorando em Administração na Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo. Professor Assistente do Departamento de Administração e Economia da Universidade Federal de Lavras, Pesquisador em Administração Estratégica. Sua área de interesse em pesquisa é estratégia empresarial.

Antônio Carlos dos Santos, Universidade de São Paulo

Engenheiro Agrônomo e Doutorando em Administração na Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo. Professor Adjunto do Departamento de Administração e Economia da Universidade Federal de Lavras, além de Pesquisador em Economia de Empresas. Sua área de interesse em pesquisa é economia de empresas.