Os critérios competitivos da produção: um estudo exploratório na construção de edificações



Artigo principal Conteúdo

José de Paula Barros Neto
Jaime Evaldo Fensterseifer
Carlos Torres Formoso

Resumo

Prioridades competitivas são objetivos que a empresa deve buscar mais fortemente com o intuito de aumentar a sua competitividade e, por conseguinte, a sua participação no mercado e a sua lucratividade. As principais prioridades competitivas existentes na literatura são: custo, qualidade, desempenho na entrega, flexibilidade, inovatividade e serviços. Cada uma dessas prioridades tem os seus respectivos desdobramentos, pois as suas definições são genéricas e abrangentes. Porém, em virtude das características do setor de construção de edificações, é necessária uma adequação destes conceitos. Assim o objetivo deste artigo é analisar o conteúdo das prioridades competitivas na construção de edificações, levando em consideração as peculiaridades deste setor produtivo. Vale salientar que as prioridades competitivas foram analisadas e desenvolvidas a partir de entrevistas semi-estruturadas realizadas com especialistas na área de gerenciamento da construção e da aplicação dos conceitos em pequenas empresas de construção de edificações do Rio Grande do Sul.

Histórico de Downloads

Não há dados estatísticos.


Detalhes do artigo

Como Citar
Barros Neto, J. de P., Fensterseifer, J. E., & Formoso, C. T. (1). Os critérios competitivos da produção: um estudo exploratório na construção de edificações. Revista De Administração Contemporânea, 7(1), 67-85. https://doi.org/10.1590/S1415-65552003000100004
Seção
Artigos
Biografia do Autor

José de Paula Barros Neto, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutor em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professor Adjunto do Centro de Tecnologia da Universidade Federal do Ceará. Suas áreas de interesse em pesquisa são estratégia, administração da produção.

Jaime Evaldo Fensterseifer, California University

Doutor em Administração pela California University, USA. Professor Titular do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Suas áreas de interesse em pesquisa são estratégia, relações internacionais, agribusiness.

Carlos Torres Formoso, Salford University

Doutor em Engenharia Civil pela Salford University, UK. Professor Adjunto do Núcleo Orientado para a Inovação na Construção da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Suas áreas de interesse em pesquisa são administração da produção, estratégia, desenvolvimento do produto.