Fatores determinantes da estrutura de capital para empresas latino-americanas



Artigo principal Conteúdo

Fernanda Finotti Cordeiro Perobelli
Rubens Famá

Resumo

Teorias sugerem que empresas selecionam sua estrutura de capital de acordo com atributos teóricos que determinam os vários custos e benefícios associados à emissão de ações ou de dívida. Em uma tentativa de resposta a essa questão, o trabalho desenvolvido por Titman e Wessels (1988) para o mercado americano mostrou-se bastante relevante. Com base nesse estudo e utilizando análise fatorial, procurou-se verificar também para o mercado latino-americano, representado por México, Argentina e Chile, quais seriam os fatores indutores do endividamento das empresas de capital aberto nesses países. Os resultados revelam que os fatores indutores variam de acordo com o país: no México, todos os atributos, à exceção do atributo estrutura dos ativos, mostraram-se relacionados ao grau de endividamento. Na Argentina, apenas o atributo lucratividade mostrou-se relacionado ao grau de endividamento. No Chile, houve relação significativa entre os atributos tamanho, lucratividade e estrutura dos ativos.

Histórico de Downloads

Não há dados estatísticos.


Detalhes do artigo

Como Citar
Perobelli, F. F. C., & Famá, R. (1). Fatores determinantes da estrutura de capital para empresas latino-americanas. Revista De Administração Contemporânea, 7(1), 9-35. https://doi.org/10.1590/S1415-65552003000100002
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Fernanda Finotti Cordeiro Perobelli, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Mestre em Administração pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e Doutoranda em Administração na Universidade de São Paulo. Sua área de interesse em pesquisa é finanças.

Rubens Famá, Universidade de São Paulo

Doutor em Administração pela Universidade de São Paulo. Professor dos cursos de Graduação e Pós-Graduação da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo, com interesse em pesquisa na área de finanças.