Porter revisitado: análise crítica da tipologia estratégica do mestre



Main Article Content

Jorge Manoel Teixeira Carneiro
Maria Alice Ferreira Deschamps Cavalcanti
Jorge Ferreira da Silva

Abstract

Michael Porter's (1980) strategic typology is presented. Some critical analyses, complements and refinements advanced by many authors, especially Mintzberg (1988), are discussed. Some extensions proposed by Miller and Dess (1993) and Chrisman, Hofer and Boulton (1988) are also shown. The Resource-Based View is put forward as a counterpoint. The evolution of Porter's (1980) line of thought through the years - since 1980 until 1996 - is also discussed, which makes it possible to understand the way Porter (1980) has been detailing and redefining his focus - from industry structure up to the system of activities.

Downloads

Download data is not yet available.


Article Details

How to Cite
Carneiro, J. M. T., Cavalcanti, M. A. F. D., & Silva, J. F. da. (1). Porter revisitado: análise crítica da tipologia estratégica do mestre. Journal of Contemporary Administration, 1(3), 7-30. https://doi.org/10.1590/S1415-65551997000300002
Section
Articles
Author Biographies

Jorge Manoel Teixeira Carneiro, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Mestre em Administração de Empresas e Engenheiro Eletrônico pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Professor Assistente do Departamento de Administração da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Analista de Negócios da Petrobrás, na área de Refino&Marketing, além de ex-Analista de Sistemas, na área de Informática e Telecomunicações. Suas áreas de interesse em pesquisa são gerência estratégica e análise de investimentos.

Maria Alice Ferreira Deschamps Cavalcanti, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Mestre em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e Engenheira Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professora Assistente do Departamento de Administração da Universidade Estácio de Sá. Analista de Planejamento Estratégico da Petrobrás, na área de Refino&Marketing, além de ex-Analista de Investimentos na mesma área. Sua área de interesse em pesquisa é gerência estratégica.

Jorge Ferreira da Silva, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Doutor em Engenharia de Produção, Mestre em Administração de Empresas e Engenheiro Eletrônico pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Professor da Escola de Negócios da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, ex-Diretor de Marketing da Cobra Computadores S/A e da Medidata Informática S/A, além de ex-Vice-Presidente da holding têxtil do Grupo Cataguazes Leopoldina. Sua área de interesse em pesquisa é gerência estratégica.