Redes de pesquisadores da área de administração: um estudo exploratório



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Sergio Bulgacov
Fabiane Cortez Verdu

Resumo

A proposta desta pesquisa é identificar as relações em rede que existem entre os pesquisadores que participaram do Encontro Anual da ANPAD de 1999. Os objetivos específicos são: identificar parâmetros atuais de uso de redes como instrumento facilitador e promotor de pesquisa e avaliar caminhos para a formação de grupos informais de pesquisadores. O trabalho pode ser classificado como pesquisa exploratória. O instrumento de coleta de dados foi um questionário enviado via correio eletrônico para levantar a percepção dos pesquisadores, nos meses de janeiro e fevereiro de 2000. Foram obtidas 74 respostas, correspondendo a 27% da população. Os dados apontam para as seguintes considerações, entre outras: há pouca participação dos pesquisadores em redes, apesar do uso sistemático da Internet como instrumento de trabalho; os principais restringentes foram identificados como culturais e comportamentais; as redes que existem propiciam resultados importantes; são geralmente pequenas e as relações são principalmente profissionais e sociais; a participação nas redes internacionais tem sido instrumento de aprendizagem sobre comportamento, método e conteúdo das pesquisas.

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Como Citar
Bulgacov, S., & Verdu, F. C. (2018). Redes de pesquisadores da área de administração: um estudo exploratório. Revista De Administração Contemporânea, 5(spe), 163-182. https://doi.org/10.1590/S1415-65552001000500009
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Sergio Bulgacov, Fundação Getulio Vargas

Doutor em Administração pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas. Professor do Centro de Pesquisa e Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal do Paraná. Sua área de interesse em pesquisa é administração estratégica e organizações.

Fabiane Cortez Verdu, Universidade Federal do Paraná

Mestre em Administração pela Universidade Federal do Paraná. Professora universitária, com interesse em pesquisa nas áreas de estratégia, redes, organizações do terceiro setor.