Análise de Variáveis Prescritoras da Intenção Empreendedora de Imigrantes Brasileiros em Portugal
Artigo principal Conteúdo
Resumo
Contexto: um novo fluxo migratório de imigrantes brasileiros em Portugal é composto por indivíduos com maior capacidade financeira e empreendedora, alto nível de qualificação profissional ou por indivíduos que buscam maior qualificação (estudantes de mestrado e doutorado e pesquisadores). Objetivo: o estudo busca identificar possíveis variáveis prescritoras da intenção empreendedora dos imigrantes brasileiros em Portugal, evidenciando características desse grupo. Métodos: foram aplicados questionários do tipo survey com 667 respondentes brasileiros habitantes de Portugal, sendo utilizadas equações logit para análise dos dados, visando aferir a relação da intenção empreendedora com as variáveis sexo, idade na chegada, nível educacional, tempo de estada no país, status do visto estudante- trabalho -turista, status de pedido de cidadania - migração definitiva. Resultados: o artigo contribui de forma teórica ao evidenciar variáveis relacionadas à intenção de empreender em uma das maiores comunidades de imigrantes brasileiros em Portugal. Conclusão: os achados apontam para as seguintes variáveis que tiveram influência positiva na intenção de empreender: idade na chegada, tempo no país, visto de trabalho, nível de educação, visto de turista e reivindicar cidadania. Em termos de implicações práticas, o estudo poderá embasar mecanismos de fomento.
Histórico de Downloads
Não há dados estatísticos.
Não há dados estatísticos.
Detalhes do artigo
Como Citar
Picanço Cruz, E., Falcão, R. P. de Q., Barbosa, Y. O. F., & Paula, F. de O. (2020). Análise de Variáveis Prescritoras da Intenção Empreendedora de Imigrantes Brasileiros em Portugal. Revista De Administração Contemporânea, 24(4), 349-368. https://doi.org/10.1590/1982-7849rac2020190409
Seção
Artigos
Esta revista continua sendo detentora dos direitos autorais dos artigos publicados. Para serem publicados, os autores devem assinar a Carta de Transferência de Direitos Autorais, que é enviada aos autores por e-mail, concedendo direitos, inclusive na tradução, à RAC. A revista concede a terceiros o direito de usar, reproduzir e compartilhar o artigo de acordo com o contrato de licença da Creative Commons (CC-BY 4.0), conforme declarado nas versões em formato PDF do artigo.