Inovação e Difusão de Tecnologia na Agricultura de Várzea na Amazônia
Artigo principal Conteúdo
Resumo
A literatura sobre a inovação e a difusão de tecnologias no agronegócio é vasta e a explicação dominante para a disseminação de inovações enfatiza o processo de influência e fluxo de informações através de um sistema social. Questões de pesquisa relativas à inovação e difusão de tecnologias ultrapassam os limites disciplinares convencionais. Este artigo tem como objetivo investigar a inovação e a difusão de tecnologias no contexto da agricultura em áreas de várzea no interior do Estado do Amazonas. Um conjunto de proposições foi desenvolvido com foco nos fatores que influenciam na concepção do processo de inovação e difusão. Através de uma pesquisa qualitativa, foram feitas entrevistas semiestruturadas. Os estágios de análise do processo mental de difusão não determinam a adoção de inovação na presente pesquisa. Os resultados sugerem que o ambiente competitivo do lado da oferta, bem como a influência das indústrias de agronegócio, assistência técnica, agenda polÃtica de desenvolvimento, projetos universitários e prática de campo podem favorecer a difusão de tecnologias. O artigo busca ampliar o atual paradigma na compreensão de inovações e na difusão, incorporando fatores operantes em um contexto peculiar de agricultura, sugerindo elementos que, se estimulados, podem ser comunicados e assimilados dentro de um sistema social.
Histórico de Downloads
Não há dados estatÃsticos.
Não há dados estatÃsticos.
Detalhes do artigo
Como Citar
Petry, J. F., Sebastião, S. A., Martins, E. G., & Barros, P. B. de A. (2019). Inovação e Difusão de Tecnologia na Agricultura de Várzea na Amazônia. Revista De Administração Contemporânea, 23(5), 619-635. https://doi.org/10.1590/1982-7849rac2019190024
Seção
Artigos
Esta revista continua sendo detentora dos direitos autorais dos artigos publicados. Para serem publicados, os autores devem assinar a Carta de Transferência de Direitos Autorais, que é enviada aos autores por e-mail, concedendo direitos, inclusive na tradução, à RAC. A revista concede a terceiros o direito de usar, reproduzir e compartilhar o artigo de acordo com o contrato de licença da Creative Commons (CC-BY 4.0), conforme declarado nas versões em formato PDF do artigo.