Eficácia de sistemas de informação e percepção de mudança organizacional: um estudo de caso



Artigo principal Conteúdo

Davi Gomes de Andrade
James Anthony Falk

Resumo

Este artigo baseia-se em um estudo de caso que envolve 64 usuários de um Sistema de Informação Hospitalar implantado num grande hospital na cidade do Recife (PE). Parte-se da idéia de que a implantação de um sistema de informação deve ser vista como processo de mudança organizacional, pois tem o potencial de interferir em vários aspectos da organização. Propõe-se a hipótese de que um sistema de informação tende a ser considerado eficaz à medida que é percebido como elemento que contribui para o alcance dos objetivos organizacionais. Neste estudo, encontrou-se uma correlação positiva de 0.5011 entre o grau de eficácia atribuída ao sistema de informação e o nível de melhoria na qualidade percebida do atendimento aos pacientes, sob o ponto de vista de um grupo de usuários que lida mais diretamente com os pacientes nos serviços administrativos. Os resultados sugerem que a relação entre essas variáveis parece ocorrer à medida que os objetivos propostos, aqueles formalmente declarados, são congruentes com os objetivos organizacionais que as pessoas de fato estão buscando na organização, os denominados por Perrow de objetivos operacionais.

Histórico de Downloads

Não há dados estatísticos.


Detalhes do artigo

Como Citar
Andrade, D. G. de, & Falk, J. A. (1). Eficácia de sistemas de informação e percepção de mudança organizacional: um estudo de caso. Revista De Administração Contemporânea, 5(3), 53-84. https://doi.org/10.1590/S1415-65552001000300004
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Davi Gomes de Andrade, Universidade Federal de Pernambuco

Mestre em Administração pela Universidade Federal de Pernambuco. Professor do Departamento de Economia e Administração da Universidade Católica de Pernambuco, além de Analista de Sistemas do Núcleo de Tecnologia de Informação da Universidade Federal de Pernambuco. Suas áreas de interesse em pesquisa são tecnologia da informação, gestão da informação, sistemas de informação hospitalar e de bibliotecas, informática para a área de saúde e para bibliotecas.

James Anthony Falk, Virginia Commonwealth University

Pós-Doutorado na Virginia Commonwealth University, USA, e Doutorado na University of Georgia, USA. Professor Adjunto do Departamento de Ciências Administrativas da Universidade Federal de Pernambuco, Pesquisador e Consultor do CNPq, além de Assessor do Grupo de Pesquisa do Hospital de Câncer de Pernambuco. Suas áreas de interesse em pesquisa são organização e administração hospitalar, qualidade de atendimento hospitalar, apuração de custos hospitalares, sistemas de informação hospitalar computadorizados, fatores de risco e prevenção do câncer.