Continue Inovando: Capacidade Absortiva e o Desempenho de Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação
Artigo principal Conteúdo
Resumo
A inovação contínua é considerada um grande desafio para as empresas. Ao aprofundar nesse tema, este artigo destaca a capacidade absortiva, que é a capacidade das empresas na exploração do conhecimento externo. Este estudo analisa até que ponto a capacidade absortiva afeta o desempenho organizacional de empresas brasileiras de TI. Um modelo teórico contendo três hipóteses relacionadas à capacidade absortiva potencial, capacidade absortiva realizada e desempenho organizacional é analisado por meio de análise fatorial e modelagem de equações estruturais utilizando um instrumento aplicado em 130 empresas entre os meses de julho agosto de 2017. Os resultados mostram relações significativas entre as dimensões da capacidade absortiva e desempenho organizacional, indicando que uma característica do mercado tecnológico é traduzida pela capacidade de adaptação e demonstrando a influência da capacidade absortiva potencial e realizada no desempenho, como explicado pelas capacidades dinâmicas da firma.
Histórico de Downloads
Não há dados estatísticos.
Não há dados estatísticos.
Detalhes do artigo
Como Citar
Cardozo, C. T., Kronmeyer Filho, O. R., & Vaccaro, G. L. R. (2019). Continue Inovando: Capacidade Absortiva e o Desempenho de Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação. Revista De Administração Contemporânea, 23(4), 499-519. https://doi.org/10.1590/1982-7849rac2019180221
Seção
Artigos
Esta revista continua sendo detentora dos direitos autorais dos artigos publicados. Para serem publicados, os autores devem assinar a Carta de Transferência de Direitos Autorais, que é enviada aos autores por e-mail, concedendo direitos, inclusive na tradução, à RAC. A revista concede a terceiros o direito de usar, reproduzir e compartilhar o artigo de acordo com o contrato de licença da Creative Commons (CC-BY 4.0), conforme declarado nas versões em formato PDF do artigo.