Custos de Agência e Estrutura de Controle em Empresas PetrolÃferas
Artigo principal Conteúdo
Resumo
Este estudo se propõe a analisar a influência da participação estatal no controle de empresas petrolÃferas listadas em bolsas americanas sobre os seus custos de agência, levando em conta caracterÃsticas destas companhias. Os resultados indicam que empresas com participação estatal tendem a apresentar maiores custos de agência que seus pares privados quando consideramos a eficiência no uso dos ativos. Utilizando um Ãndice de gastos discricionários os coeficientes sugerem a mesma conclusão, embora não sejam estatisticamente significantes. Adicionalmente, o tamanho das companhias e o seu grau de alavancagem se mostraram fatores relevantes.
Histórico de Downloads
Não há dados estatÃsticos.
Não há dados estatÃsticos.
Detalhes do artigo
Como Citar
Delgado, R. P., & Barbedo, C. H. da S. (2019). Custos de Agência e Estrutura de Controle em Empresas PetrolÃferas. Revista De Administração Contemporânea, 23(4), 476-498. https://doi.org/10.1590/1982-7849rac2019180068
Edição
Seção
Artigos
Esta revista continua sendo detentora dos direitos autorais dos artigos publicados. Para serem publicados, os autores devem assinar a Carta de Transferência de Direitos Autorais, que é enviada aos autores por e-mail, concedendo direitos, inclusive na tradução, à RAC. A revista concede a terceiros o direito de usar, reproduzir e compartilhar o artigo de acordo com o contrato de licença da Creative Commons (CC-BY 4.0), conforme declarado nas versões em formato PDF do artigo.