Perdas de Eficiência em Organizações de Saúde Causadas pela Falta de Relacionamentos Interpessoais
Artigo principal Conteúdo
Resumo
Apesar das prescrições da literatura sobre gestão da qualidade e integração para implementar estratégias que melhorem o desempenho organizacional, as organizações de saúde sustentam um modelo que é ineficiente, caro e insustentável ao longo do tempo. Este estudo objetiva examinar os relacionamentos interpessoais em três hospitais de grande porte localizados no sul do Brasil e sua relação com a eficiência organizacional. Através de uma pesquisa qualitativa e explicativa, entrevistas semiestruturadas foram aplicadas em 32 profissionais em adição à análise documental. Os dados analisados sugerem que a integração ocorre ao nível das lideranças formais em apenas um dos hospitais e não envolve os profissionais médicos e os operacionais. A gestão da qualidade não parece estar completamente incorporada às rotinas assistenciais e estão relacionadas com perdas de eficiência. Este cenário está provavelmente relacionado com a falta de integração entre os profissionais e da consolidação da confiança, da liderança e da comunicação.
Histórico de Downloads
Não há dados estatísticos.
Não há dados estatísticos.
Detalhes do artigo
Como Citar
Migowski, S. A., Gavronski, I., Libânio, C. de S., Migowski, E. R., & Duarte, F. D. (2019). Perdas de Eficiência em Organizações de Saúde Causadas pela Falta de Relacionamentos Interpessoais. Revista De Administração Contemporânea, 23(2), 207-227. https://doi.org/10.1590/1982-7849rac2019170396
Seção
Artigos
Esta revista continua sendo detentora dos direitos autorais dos artigos publicados. Para serem publicados, os autores devem assinar a Carta de Transferência de Direitos Autorais, que é enviada aos autores por e-mail, concedendo direitos, inclusive na tradução, à RAC. A revista concede a terceiros o direito de usar, reproduzir e compartilhar o artigo de acordo com o contrato de licença da Creative Commons (CC-BY 4.0), conforme declarado nas versões em formato PDF do artigo.