Ética e Ensino de Administração: Um Referencial Protestante no Ensino de Administração
Artigo principal Conteúdo
Resumo
Este caso para ensino descreve, baseado em fatos reais, a história de Pedro, ex-aluno de Gestão de Recurso Humanos da Faculdade Cristã. A Faculdade é pertencente ao grupo Comunidade Cristã, que há anos atua no setor educacional no municÃpio de Uberlândia, Minas Gerais. Pedro optou pela área de Recursos Humanos para construir carreira numa grande confecção de roupas da cidade. Essa confecção não possui marca própria e não comercializa no varejo as peças feitas por ela, entretanto apresenta históricos de decisões baseadas em ética empresarial. Seu objetivo é trabalhar como terceirizada de grandes lojas de departamentos nacionais e internacionais que atuem no Brasil. Seus empregados são homens e mulheres de baixa renda e com pouca instrução. Pressionada pela incapacidade de fechar grandes contratos, a solução encontrada foi a submissão de seus funcionários a condições de trabalho análogas à s da escravidão. Pedro, diretor de Recursos Humanos, não concorda com as decisões tomadas até então, pois fogem da conduta ética do administrador. Ao longo da vida, envolvido por suas crenças e preceitos éticos aprendidos na faculdade, Pedro não se conforma, pois decisões dessa dimensão colocam a empresa em um risco maior, podendo acarretar em uma destruição da imagem corporativa e uma desonra à ética empresarial. Sua decisão provoca dúvidas entre os gestores, prorrogando a decisão.
Histórico de Downloads
Não há dados estatÃsticos.
Não há dados estatÃsticos.
Detalhes do artigo
Como Citar
Oliveira, Éder J. de, Silva, J. P. H. L., Santos, M. C. B. dos, & Miranda, R. (1). Ética e Ensino de Administração: Um Referencial Protestante no Ensino de Administração. Revista De Administração Contemporânea, 21(5), 730-742. https://doi.org/10.1590/1982-7849rac2017170069
Edição
Seção
Casos para Ensino
Esta revista continua sendo detentora dos direitos autorais dos artigos publicados. Para serem publicados, os autores devem assinar a Carta de Transferência de Direitos Autorais, que é enviada aos autores por e-mail, concedendo direitos, inclusive na tradução, à RAC. A revista concede a terceiros o direito de usar, reproduzir e compartilhar o artigo de acordo com o contrato de licença da Creative Commons (CC-BY 4.0), conforme declarado nas versões em formato PDF do artigo.