Socializar para Adequar-se: Como Redes Sociais Intraorganizacionais Podem Influenciar a Adequação IndivÃduo-Organização
Artigo principal Conteúdo
Resumo
A adequação indivÃduo-organização refere-se à congruência dos valores individuais do funcionário aos valores organizacionais. Essa adequação é explorada em diversos resultados individuais e organizacionais, tais como: desempenho, comprometimento, motivação, etc. Embora vários fatores tenham sido identificados como responsáveis por essa adequação, poucos estudos brasileiros exploraram quantitativamente o papel das redes sociais dentro das empresas. Esses relacionamentos construÃdos e mantidos dentro da organização são identificados pelos padrões de comunicação e interação entre os indivÃduos, e podem interferir no nÃvel de adequação indivÃduo-organização. O objetivo desta pesquisa é compreender como as caracterÃsticas das redes sociais, tais como grau de relacionamento, proximidade entre os atores e nÃvel de intermediação, podem influenciar o nÃvel de adequação indivÃduo-organização. Realizou-se um survey com 116 funcionários de micro e pequenas empresas do setor de serviços. Os resultados da análise Partial Least Squares (PLS) indicam que o grau de relacionamento entre os funcionários influencia o nÃvel de adequação indivÃduo-organização. Ou seja, quanto mais o funcionário interage com seus colegas de trabalho, maior a probabilidade de adequação dos valores do indivÃduo com os da organização.
Histórico de Downloads
Não há dados estatÃsticos.
Não há dados estatÃsticos.
Detalhes do artigo
Como Citar
Miranda, M. G. de C., Liboreiro, K. R., & Borges, R. (1). Socializar para Adequar-se: Como Redes Sociais Intraorganizacionais Podem Influenciar a Adequação IndivÃduo-Organização. Revista De Administração Contemporânea, 21(5), 666-684. https://doi.org/10.1590/1982-7849rac2017160189
Edição
Seção
Artigos
Esta revista continua sendo detentora dos direitos autorais dos artigos publicados. Para serem publicados, os autores devem assinar a Carta de Transferência de Direitos Autorais, que é enviada aos autores por e-mail, concedendo direitos, inclusive na tradução, à RAC. A revista concede a terceiros o direito de usar, reproduzir e compartilhar o artigo de acordo com o contrato de licença da Creative Commons (CC-BY 4.0), conforme declarado nas versões em formato PDF do artigo.