A influência de valores ambientais e organizacionais sobre a aprendizagem organizacional na indústria alimentícia paranaense



Artigo principal Conteúdo

Edson Ronaldo Guarido Filho
Clóvis L. Machado-da-Silva

Resumo

O objetivo deste estudo foi verificar a influência de valores ambientais e organizacionais sobre a aprendizagem organizacional em empresas do setor de alimentos no Estado do Paraná. Para tanto, a presente pesquisa procura integrar elementos cognitivos, culturais e institucionais na investigação da natureza desse fenômeno enquanto processo articulado no contexto social que envolve o conjunto das organizações. Dados primários e secundários foram coletados e tratados mediante uso de procedimentos de análise de agrupamento e de variância, com o propósito de explorar diferenças entre grupos de empresas com distintos contextos institucionais de referência, no que concerne aos atributos e valores do arquétipo de aprendizagem. Os resultados indicam que empresas com contexto institucional de referência de nível internacional apresentam maior grau de presença das características do arquétipo, revelando a dinâmica de relacionamento entre o plano da ação e o plano institucional, em que a aprendizagem organizacional pode ser compreendida enquanto meio e resultado recursivamente construídos.

Histórico de Downloads

Não há dados estatísticos.


Detalhes do artigo

Como Citar
Guarido Filho, E. R., & Machado-da-Silva, C. L. (1). A influência de valores ambientais e organizacionais sobre a aprendizagem organizacional na indústria alimentícia paranaense. Revista De Administração Contemporânea, 5(2), 33-63. https://doi.org/10.1590/S1415-65552001000200003
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Edson Ronaldo Guarido Filho, Universidade Federal do Paraná

Mestre em Administração pela Universidade Federal do Paraná. Assistente de Pesquisa do Centro de Pesquisa e Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal do Paraná, além de Professor do Curso de Graduação em Administração da Faculdade de Ciências Sociais e Aplicadas do Paraná. Suas áreas de interesse em pesquisa são teoria institucional, cultura organizacional, estratégia em organizações.

Clóvis L. Machado-da-Silva, Michigan State University

Ph.D. em Estratégia, Mudança e Análise Organizacional pela Michigan State University, USA. Professor Titular e Coordenador do Centro de Pesquisa e Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal do Paraná. Pesquisador nível I-A e Presidente do Comitê Multidisciplinar de Articulação do CNPq. Presidente da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Administração, além de Membro do Conselho Editorial de diversas revistas acadêmicas. Suas áreas de interesse em pesquisa são teoria institucional, cultura organizacional, estratégia em organizações, mudança e análise organizacional, procedimentos quantitativos e qualitativos de pesquisa em organizações.