O Efeito da Publicação Científica do Orientador na Publicação dos Seus Orientados



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Christian Falaster
Manuel Portugal Ferreira
Daniela Modolo Ribeiro de Gouvea

Resumo

Neste artigo analisamos o efeito da orientação na produção científica dos alunos de doutorado em Administração. A questão essencial de pesquisa é como a competência em produção científica (publicação de artigos) do professor orientador pode influenciar a produção dos orientados doutorados. Por meio de um estudo empírico quantitativo realizado com dados secundários numa base de 313 orientados e 127 professores orientadores de quatro universidades brasileiras, analisamos a relação entre o volume e qualidade das publicações do professor orientador com o volume e qualidade das publicações do orientado, utilizando regressões lineares múltiplas. Analisamos, assim, o impacto da orientação como preditor da competência de publicação futura dos doutores. Encontramos evidência de que há uma relação significativa entre a qualidade das publicações do orientador e a qualidade das publicações do orientado, mas não houve evidência de que exista uma influência sobre a quantidade de publicações do orientado doutorado. Este estudo contribui ao demonstrar que a produção científica do orientador - em termos de qualidade e quantidade - está diretamente ligada à do estudante, com implicações para os programas doutorais e para os estudos sobre a produção científica.

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Como Citar
Falaster, C., Ferreira, M. P., & Gouvea, D. M. R. de. (1). O Efeito da Publicação Científica do Orientador na Publicação dos Seus Orientados. Revista De Administração Contemporânea, 21(4), 458-480. https://doi.org/10.1590/1982-7849rac2017160118
Seção
Artigos