Governança Transnacional: Definições, Abordagens e Agenda de Pesquisa
Artigo principal Conteúdo
Resumo
O presente estudo analisou a produção acadêmica sobre a governança transnacional. Adotou-se uma análise multimétodo, primeiramente realizando-se uma análise bibliométrica com o objetivo de identificar os vinte artigos mais influentes, para em seguida analisá-los em profundidade segundo o tipo de estudo empregado e a forma e dimensão de governança transnacional estudadas. Conclui-se que o interesse sobre a governança transnacional é, embora recente, crescente; que a maioria dos artigos evidenciam a multiplicidade de atores que exercem a governança transnacional, reforçando a pluricentralidade do seu exercÃcio e a diversidade de processos e formas que esta pode assumir. Aponta-se a necessidade de estudos empÃricos e que ressaltem o contexto latino-americano. Por fim, argumenta-se que é necessário o desenvolvimento de estudos que permitam a crÃtica ao desenvolvimento de mecanismos de regulação que legitimam a ação de atores privados sobre questões de interesse público.
Histórico de Downloads
Não há dados estatÃsticos.
Não há dados estatÃsticos.
Detalhes do artigo
Como Citar
Gomes, M. V. P., & Merchán, C. R. (1). Governança Transnacional: Definições, Abordagens e Agenda de Pesquisa. Revista De Administração Contemporânea, 21(1), 84-106. https://doi.org/10.1590/1982-7849rac2017150332
Edição
Seção
Artigos
Esta revista continua sendo detentora dos direitos autorais dos artigos publicados. Para serem publicados, os autores devem assinar a Carta de Transferência de Direitos Autorais, que é enviada aos autores por e-mail, concedendo direitos, inclusive na tradução, à RAC. A revista concede a terceiros o direito de usar, reproduzir e compartilhar o artigo de acordo com o contrato de licença da Creative Commons (CC-BY 4.0), conforme declarado nas versões em formato PDF do artigo.