International Financial Reporting Standards and Earnings Management in Latin America
Artigo principal Conteúdo
Resumo
Essa pesquisa analisa o nÃvel de gerenciamento de resultados na América Latina após a adoção das International Financial Reporting Standards (IFRS), em comparação aos paÃses anglo-saxões e europeu-continentais. Ela também analisa o efeito da listagem de ações nos Estados Unidos sobre a comparação do nÃvel de gerenciamento de resultados das empresas latino-americanas com empresas estrangeiras. A literatura sobre gerenciamento de resultados considerando paÃses menos desenvolvidos ainda está em construção, e poucos estudos focam esse tema, especialmente na América Latina, apesar de sua relevância para a economia global. A presente pesquisa preenche essa lacuna por meio do exame do nÃvel de gerenciamento de resultados nos principais paÃses latino-americanos que adotam as IFRS (Brasil e Chile), em comparação com os principais paÃses anglo-saxões com tradição em IFRS (Reino Unido e Austrália), e com as principais economias da Europa Continental (França e Alemanha). Os resultados demonstram que os latino-americanos apresentam um maior nÃvel de gerenciamento de resultados que os anglo-saxões e europeu-continentais, e esse comportamento oportunista se mantém significativo quando apenas global players com listagem de ações nos Estados Unidos são analisados. Logo, mesmo com um conjunto único de padrões contábeis de elevada qualidade (IFRS) e fortes incentivos à divulgação, as caracterÃsticas especÃficas dos paÃses produzem forte influência na forma como as IFRS são implementadas em cada paÃs.
Histórico de Downloads
Não há dados estatÃsticos.
Não há dados estatÃsticos.
Detalhes do artigo
Como Citar
Rathke, A. A. T., Santana, V. de F., Lourenço, I. M. E. C., & Dalmácio, F. Z. (1). International Financial Reporting Standards and Earnings Management in Latin America. Revista De Administração Contemporânea, 20(3), 368-388. https://doi.org/10.1590/1982-7849rac2016140035
Edição
Seção
Artigos
Esta revista continua sendo detentora dos direitos autorais dos artigos publicados. Para serem publicados, os autores devem assinar a Carta de Transferência de Direitos Autorais, que é enviada aos autores por e-mail, concedendo direitos, inclusive na tradução, à RAC. A revista concede a terceiros o direito de usar, reproduzir e compartilhar o artigo de acordo com o contrato de licença da Creative Commons (CC-BY 4.0), conforme declarado nas versões em formato PDF do artigo.