O Ensino de Empreendedorismo com Fundamento na Teoria Effectuation
Artigo principal Conteúdo
Resumo
Em função da baixa consolidação das metodologias de ensino voltadas ao empreendedorismo que sejam suportadas por fundamentos teóricos consistentes, o objetivo desta pesquisa é compreender como professores ensinam empreendedorismo com fundamento na teoria effectuation. A pesquisa utiliza a metodologia de estudo de caso múltiplo - cinco experiências em quatro paÃses - com intuito de compreender o contexto e a estrutura dos cursos, as metodologias de ensino utilizadas e a percepção dos docentes sobre as experiências de ensino. Como principais resultados, destaca-se a prática do modelo dinâmico de effectuation como elemento integrador presente em todos os casos, a identificação de metodologias de ensino emergentes e a categorização das metodologias de ensino em função das dimensões e comportamentos associados à teoria. Além disso, o estudo estabelece as primeiras relações da teoria com intenção de empreender e propõe que antecedentes pessoais do indivÃduo, no caso, a cultura e educação formal, sejam testados em futuras pesquisas.
Histórico de Downloads
Não há dados estatÃsticos.
Não há dados estatÃsticos.
Detalhes do artigo
Como Citar
Salusse, M. A. Y., & Andreassi, T. (1). O Ensino de Empreendedorismo com Fundamento na Teoria Effectuation. Revista De Administração Contemporânea, 20(3), 305-327. https://doi.org/10.1590/1982-7849rac2016150025
Edição
Seção
Artigos
Esta revista continua sendo detentora dos direitos autorais dos artigos publicados. Para serem publicados, os autores devem assinar a Carta de Transferência de Direitos Autorais, que é enviada aos autores por e-mail, concedendo direitos, inclusive na tradução, à RAC. A revista concede a terceiros o direito de usar, reproduzir e compartilhar o artigo de acordo com o contrato de licença da Creative Commons (CC-BY 4.0), conforme declarado nas versões em formato PDF do artigo.