O Ensino de Empreendedorismo com Fundamento na Teoria Effectuation



Artigo principal Conteúdo

Marcus Alexandre Yshikawa Salusse
Tales Andreassi

Resumo

Em função da baixa consolidação das metodologias de ensino voltadas ao empreendedorismo que sejam suportadas por fundamentos teóricos consistentes, o objetivo desta pesquisa é compreender como professores ensinam empreendedorismo com fundamento na teoria effectuation. A pesquisa utiliza a metodologia de estudo de caso múltiplo - cinco experiências em quatro países - com intuito de compreender o contexto e a estrutura dos cursos, as metodologias de ensino utilizadas e a percepção dos docentes sobre as experiências de ensino. Como principais resultados, destaca-se a prática do modelo dinâmico de effectuation como elemento integrador presente em todos os casos, a identificação de metodologias de ensino emergentes e a categorização das metodologias de ensino em função das dimensões e comportamentos associados à teoria. Além disso, o estudo estabelece as primeiras relações da teoria com intenção de empreender e propõe que antecedentes pessoais do indivíduo, no caso, a cultura e educação formal, sejam testados em futuras pesquisas.

Histórico de Downloads

Não há dados estatísticos.


Detalhes do artigo

Como Citar
Salusse, M. A. Y., & Andreassi, T. (1). O Ensino de Empreendedorismo com Fundamento na Teoria Effectuation. Revista De Administração Contemporânea, 20(3), 305-327. https://doi.org/10.1590/1982-7849rac2016150025
Seção
Artigos