Estrutura e programas de T&D: o caso das empresas públicas e sociedades de economia mista do Estado de Minas Gerais



Artigo principal Conteúdo

Jáder dos Reis Sampaio
Karlyson de Castro Tavares

Resumo

No presente trabalho foram estudadas dez empresas públicas e sociedades de economia mista da esfera do Estado de Minas Gerais, de setores variados da economia, nas quais se analisaram indicadores de demonstrativos financeiros e se realizaram entrevistas semi-estruturadas com responsáveis pela área de treinamento e desenvolvimento de recursos humanos. Construiu-se uma escala de estrutura e programas de treinamento e desenvolvimento, com alto índice de fidedignidade. Observou-se a existência de três grupos distintos de empresas com estruturas e programas diversos e uma mudança nos padrões de treinamento e desenvolvimento de empresas públicas brasileiras, encontrados na literatura. Constatou-se a associação entre a complexidade das estruturas e programas e duas variáveis externas: a implantação de novas tecnologias de gestão e o perfil de escolaridade dos empregados.

Histórico de Downloads

Não há dados estatísticos.


Detalhes do artigo

Como Citar
Sampaio, J. dos R., & Tavares, K. de C. (1). Estrutura e programas de T&D: o caso das empresas públicas e sociedades de economia mista do Estado de Minas Gerais. Revista De Administração Contemporânea, 5(1), 121-144. https://doi.org/10.1590/S1415-65552001000100008
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Jáder dos Reis Sampaio, Universidade Federal de Minas Gerais

Mestre em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais e Doutorando em Administração na Universidade de São Paulo. Professor da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal de Minas Gerais. Suas áreas de interesse em pesquisa são gestão de pessoas, psicologia do trabalho, qualificação profissional.

Karlyson de Castro Tavares, Universidade Federal de Minas Gerais

Graduado em Psicologia e Mestrando em Psicologia Social e do Trabalho na Universidade Federal de Minas Gerais. Suas áreas de interesse em pesquisa são psicologia do trabalho, representações sociais nas organizações de trabalho.