A tecnologia da informação na área hospitalar: um caso de implementação de um sistema de registro de pacientes



Artigo principal Conteúdo

José Rodrigues Filho
Jefferson Colombo B. Xavier
Ana Lívia Adriano

Resumo

O sistema de registro médico computadorizado, ou seja, o desenvolvimento do prontuário eletrônico, é um dos temas mais discutidos nos dias de hoje na área de informática médica. Há afirmações de que a combinação de computadores, redes de telecomunicações, informações médicas e dados eletrônicos de pacientes pode melhorar a qualidade do cuidado de saúde, a produtividade dos profissionais de saúde, facilitar o acesso aos serviços disponíveis e reduzir custos administrativos associados à prestação de serviços. O registro de pacientes é considerado o módulo básico de um sistema computadorizado de gerenciamento de pacientes e, conseqüentemente, do prontuário eletrônico. Uma tentativa é feita, neste trabalho, para descrever a implementação de um sistema de registro de pacientes, denominado R-ATA (registro-admissão, transferência e alta), no Hospital Universitário Lauro Wanderley da Universidade Federal da Paraíba.

Histórico de Downloads

Não há dados estatísticos.


Detalhes do artigo

Como Citar
Rodrigues Filho, J., Xavier, J. C. B., & Adriano, A. L. (1). A tecnologia da informação na área hospitalar: um caso de implementação de um sistema de registro de pacientes. Revista De Administração Contemporânea, 5(1), 105-120. https://doi.org/10.1590/S1415-65552001000100007
Seção
Artigos
Biografia do Autor

José Rodrigues Filho, Universidade Johns Hopkins

Pós-Doutorado na Universidade Johns Hopkins, UK, e Doutorado na Universidade de Manchester, UK. Professor do Departamento de Ciências Administrativas da Universidade Federal de Pernambuco. Suas áreas de interesse em pesquisa são sistemas de informação, sistemas de informação em saúde, desenvolvimento de sistemas de informação, gerenciamento da informação/ sistemas de informação.

Jefferson Colombo B. Xavier, Universidade Federal da Paraíba

Graduando em Ciência da Computação na Universidade Federal da Paraíba. Bolsista do PIBIC, com interesse em pesquisa na área de programação e sistemas de informação.

Ana Lívia Adriano, Universidade Federal da Paraíba

Graduanda em Serviço Social na Universidade Federal da Paraíba. Bolsista do PIBIC, com interesse em pesquisa nas áreas de gestão hospitalar, sistemas de informação em saúde.