A Contribuição da Produção CientÃfica em Marketing para as Ciências Sociais
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Resumo
Os pesquisadores de Marketing frequentemente empregam análises bibliométricas para avaliar a sua Produção cientÃfica, porém poucos estudos examinam a influência que esta tem exercido fora da própria disciplina, isto é, nas ciências sociais com as quais ela mantém relação de interdisciplinaridade. Este estudo buscou suprir esse gap de conhecimento, analisando as citações recebidas pelos onze principais periódicos de Marketing nos top journalsdas ciências sociais mais próximas – Administração, Economia e Finanças, Psicologia, Sociologia e Antropologia – e identificando artigos, periódicos e temas de Marketing que mais têm tido impacto nessas áreas. Os temas foram construÃdos por meio do agrupamento das palavras-chave nos artigos, e os resultados foram interpretados por meio de análises de redes e de tabulação cruzada, identificando que, apesar de a Contribuição geral da disciplina ser pequena, certos tópicos têm sido objetos de interesse de cada ciência social. Além disso, a Contribuição externa da disciplina é polarizada, suprindo a Administração com metodologia e artigos de natureza gerencial e estratégica, e as demais áreas, principalmente com Comportamento do Consumidor. A partir dos insights obtidos, discute-se o status cientÃfico da Produção de Marketing e os caminhos para a maior relevância da disciplina.
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Como Citar
Barcelos, R. H., & Rossi, C. A. V. (1). A Contribuição da Produção CientÃfica em Marketing para as Ciências Sociais. Revista De Administração Contemporânea, 19(spe2), 197-220. https://doi.org/10.1590/1982-7849rac20151740
Seção
Artigos
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