A universidade e a capacitação tecnológica das empresas



Artigo principal Conteúdo

Vânia Maria Gomes Costa
João Carlos da Cunha

Resumo

O relacionamento entre as universidades e as empresas tem sido alvo de inúmeros estudos, geralmente a partir de informações provenientes das universidades. A presente pesquisa foi realizada com 133 empresas de todos os portes dos ramos de metalurgia, mecânica e eletro-eletrônica do Estado do Paraná, a fim de verificar a realidade da interação universidade-empresa sob a ótica dos empresários. Constatou-se que 44% das empresas não mantêm relacionamento com as universidades e que as universidades públicas são responsáveis por 78% dos relacionamentos levantados. As universidades se colocam em sétimo lugar como fonte de informação tecnológica para as empresas e é baixa a relação entre o apoio das universidades e a capacitação tecnológica das empresas.

Histórico de Downloads

Não há dados estatísticos.


Detalhes do artigo

Como Citar
Costa, V. M. G., & Cunha, J. C. da. (1). A universidade e a capacitação tecnológica das empresas. Revista De Administração Contemporânea, 5(1), 61-81. https://doi.org/10.1590/S1415-65552001000100005
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Vânia Maria Gomes Costa, Universidade Federal do Paraná

Mestre em Administração pela Universidade Federal do Paraná. Vice-Diretora, Gerente de Projeto e Chefe da Unidade de Desenvolvimento do Centro de Computação Eletrônica da Universidade Federal do Paraná. Suas áreas de interesse em pesquisa são gestão de tecnologia, gestão da qualidade, empreendedorismo, sistemas de informação.

João Carlos da Cunha, Universidade de São Paulo

Doutor em Administração de Empresas pela Universidade de São Paulo. Professor do Centro de Pesquisa e Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal do Paraná. Suas áreas de interesse em pesquisa são gestão da inovação tecnológica, competitividade de empresas.