"O Que Gerencio e de Quem Dependo?": Determinantes da Ação de Blogueiros
Artigo principal Conteúdo
Resumo
Blogssão cada vez mais procurados por empresas para constituir alianças estratégicas. Essas alianças formam redes sociais digitais de relacionamentos entre blogs, visitantes e patrocinadores. A rede, estruturada sob o mecanismo de conexão preferencial, induz o novo blogueiro ao gerenciamento não só dos recursos dos quais seu blog depende para sobreviver e adquirir atratividadeem um ambiente competitivo, heterogêneo e mutável, mas também ao desafio de superar as incertezas, contingências e vulnerabilidades do contexto em que está inserido. Entretanto, blogueiros agem gerencialmente de forma distinta na busca da sobrevivência e do sucesso?Com essa pergunta em mente, foi desenvolvido um modelo teórico para caracterizar a ação gerencial do blogueiro de acordo com o contexto do blog. O teste empÃrico, realizado com 21 blogs por meio de combinação de pesquisa qualitativae quantitativa, indicou não só que blogueiros adotam estilos de gestão adaptativos, mas que suas ações evoluem na busca dessa atratividade, sinalizando que o gerenciamento pode ser uma forma de superar o favoritismo presente na rede. Os resultados contribuem para o entendimento de como certos blogs alcançam o sucesso de forma rápida e legÃtima ao atuarem contextualizadamente e com dinamismo, explicandoassim a ocorrência de troca de liderança, antes considerada aleatória na perspectiva da teoria de redes (conexão preferencial).
Histórico de Downloads
Não há dados estatÃsticos.
Não há dados estatÃsticos.
Detalhes do artigo
Como Citar
Castro, I. V., & Santos Júnior, C. D. dos. (1). "O Que Gerencio e de Quem Dependo?": Determinantes da Ação de Blogueiros. Revista De Administração Contemporânea, 19(4), 486-507. https://doi.org/10.1590/1982-7849rac20151831
Edição
Seção
Artigos
Esta revista continua sendo detentora dos direitos autorais dos artigos publicados. Para serem publicados, os autores devem assinar a Carta de Transferência de Direitos Autorais, que é enviada aos autores por e-mail, concedendo direitos, inclusive na tradução, à RAC. A revista concede a terceiros o direito de usar, reproduzir e compartilhar o artigo de acordo com o contrato de licença da Creative Commons (CC-BY 4.0), conforme declarado nas versões em formato PDF do artigo.