Avaliação e seleção de fundos de investimento: um enfoque sobre múltiplos atributos



Artigo principal Conteúdo

Paulo Sergio Ceretta
Newton C. A. da Costa Jr

Resumo

Este trabalho investiga o desempenho de fundos de investimento em ações mediante a análise por envoltório de dados. Essa ferramenta mostra-se poderosa na avaliação do desempenho de fundos de investimento, quando a função utilidade esperada do investidor apresenta múltiplos atributos. Desta maneira, além dos tradicionais atributos risco e retorno calculados sobre um determinado intervalo de tempo, a análise por envoltório de dados permite incorporar outros atributos importantes ao investidor, tais como custos de administração, restrições de capital e mesmo os atributos risco e retorno calculados em períodos mais recentes. Foram analisados 106 fundos na modalidade carteira livre, no período de dezembro de 1997 a novembro de 1999. Os resultados obtidos identificaram sete fundos dominantes, os quais foram confrontados com os sete fundos menos eficientes, evidenciando-se suas diferenças em termos de atributos e ponderações. Também foi realizada uma comparação em relação ao índice de Sharpe. Cabe salientar que o principal objetivo do presente trabalho não é prescrever uma alternativa para o modelo de otimização média-variância, mas o de descrever uma nova aplicação da análise por envoltório de dados.

Histórico de Downloads

Não há dados estatísticos.


Detalhes do artigo

Como Citar
Ceretta, P. S., & Costa Jr, N. C. A. da. (1). Avaliação e seleção de fundos de investimento: um enfoque sobre múltiplos atributos. Revista De Administração Contemporânea, 5(1), 7-22. https://doi.org/10.1590/S1415-65552001000100002
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Paulo Sergio Ceretta, Universidade Federal de Santa Maria

Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Maria e Doutorando em Engenharia de Produção na Universidade Federal de Santa Catarina. Professor do Curso de Administração da Universidade Federal de Santa Maria. Suas áreas de interesse em pesquisa são fundos de investimentos, mercado de ações, eficiência de mercado, desempenho organizacional.

Newton C. A. da Costa Jr, Fundação Getúlio Vargas

Doutor em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas e Pós-Doutorando na Columbia Business School, USA. Professor do Departamento de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Santa Catarina, além de Pesquisador do CNPq. Suas áreas de interesse em pesquisa são fundos de investimentos, mercado de ações, eficiência de mercado.