Valor da tecnologia da informação na firma: estudo com empresas brasileiras
Artigo principal Conteúdo
Resumo
Estudos realizados no inÃcio de 2000, a partir de dados objetivos de desempenho, confirmaram o valor da Tecnologia da Informação (TI) diretamente no nÃvel da firma (A. S. Bharadwaj, 2000; Santhanam & Hartono, 2003). Contudo, a literatura recente tem sinalizado para resultados distintos, tendo em vista a padronização na oferta de produtos e serviços de TI. Na perspectiva da Teoria Baseada em Recursos, o artigo testa se o valor da TI continua a ser captado pelas medidas de desempenho da firma, conforme estudos realizados no inÃcio de 2000 com firmas americanas. Para isso, reúne dados objetivos e variáveis de 149 empresas lÃderes em TI no Brasil, no perÃodo de 2008 a 2011. Utilizando a Regressão Linear e a análise de dados em painel, testou-se aquela associação e constatou-se que as capacidades de TI estão associadas ao desempenho em apenas quatro dos 32 relacionamentos testados, sendo um negativo. Portanto, no conjunto, confirmou-se o impacto nulo das capacidades de TI diretamente no nÃvel da firma - corroborando as demandas da literatura para análise desse impacto em nÃveis intermediários de desempenho. Limitações e oportunidades de pesquisa constam nas conclusões.
Histórico de Downloads
Não há dados estatÃsticos.
Não há dados estatÃsticos.
Detalhes do artigo
Como Citar
Oliveira, D. de L., Maçada, A. C. G., & Oliveira, G. D. (2015). Valor da tecnologia da informação na firma: estudo com empresas brasileiras. Revista De Administração Contemporânea, 19(2), 170-192. https://doi.org/10.1590/1982-7849rac20151410
Edição
Seção
Artigos
Esta revista continua sendo detentora dos direitos autorais dos artigos publicados. Para serem publicados, os autores devem assinar a Carta de Transferência de Direitos Autorais, que é enviada aos autores por e-mail, concedendo direitos, inclusive na tradução, à RAC. A revista concede a terceiros o direito de usar, reproduzir e compartilhar o artigo de acordo com o contrato de licença da Creative Commons (CC-BY 4.0), conforme declarado nas versões em formato PDF do artigo.