Pesquisa, Ensino e Prática de Gestão de Operações: Consonâncias e Divergências entre Três Mundos



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Jurandir Peinado
Alexandre Reis Graeml

Resumo

Esta pesquisa analisou a importância atribuída às temáticas da Gestão de Operações a partir das perspectivas da pesquisa, do ensino e da prática empresarial. Os dados foram colhidos por meio de uma survey, também, analisando-se outras evidências da atenção de pesquisadores, professores e praticantes ao corpo de conhecimento da área. A análise baseada na survey não evidenciou diferenças significativas entre os três grupos de profissionais. Alguma dissonância se revelou, contudo, nas atividades profissionais cotidianas também analisadas. Dois temas figuraram entre os 10 mais presentes no dia a dia de pesquisadores, professores e praticantes de Gestão de Operações (Estratégias e políticas de produção e Gerenciamento da qualidade). Três temas (Gerenciamento das informações de operações, Sistemas de produção enxuta e Projeto, mensuração e melhoria do trabalho) destacaram-se entre os mais valorizados por pesquisadores e praticantes. Um tema (Gerenciamento da produção e processos) apresentou-se entre os 10 mais relevantes para professores e praticantes. Outros dois temas (Gestão da cadeia de suprimentos e Gerência de projetos) apareceram com frequência na pesquisa e no ensino.

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Como Citar
Peinado, J., & Graeml, A. R. (1). Pesquisa, Ensino e Prática de Gestão de Operações: Consonâncias e Divergências entre Três Mundos. Revista De Administração Contemporânea, 18(5), 627-649. https://doi.org/10.1590/1982-7849rac20141659
Seção
Artigos