Editorial



Artigo principal Conteúdo

Herbert Kimura

Resumo

Apresentamos a nova edição da Revista de Administração Contemporânea (RAC). A edição é composta por seis artigos, uma discussão no âmbito da seção Documentos e Debates e uma Resenha bibliográfica.

O primeiro artigo, Redes, Inovação e Desempenho Exportador: Uma Abordagem Institucional, de Ilisangela Mais, Luciano Castro de Carvalho e Mohamed Amal, estuda “os modos pelos quais o quadro institucional do país de origem afeta o desempenho exportador de empresas”. A partir de modelagem de equações estruturais, os resultados empíricos indicam que “as redes mostram-se como mecanismo específico para transmitir os efeitos do quadro institucional sobre o desempenho exportador”.

O segundo artigo, Determinantes Nacionais e Setoriais da Estrutura de Capital na América Latina, de Henrique Castro Martins e Paulo Renato Soares Terra, “identificou o papel do ambiente nacional ... e das características dos setores de atividade sobre o endividamento de 612 companhias abertas de sete países da América Latina”. Utilizando-se o Modelo Linear Hierárquico, os principais resultados “sugerem que o Desenvolvimento Financeiro facilita o acesso a recursos de terceiros e que a Qualidade Institucional é negativamente relacionada com a Alavancagem das empresas”.

No terceiro artigo, Capacidade de Inovação: Revisão Sistemática da Literatura, Paulo Sergio Duarte de Almeida Valladares, Marcos Augusto de Vasconcellos e Luiz Carlos Di Serio consolidam “a pesquisa acadêmica em capacidade de inovação”, fazendo uma “revisão da literatura desde 1991”, por meio de uma análise “multidimensional composta de sete fatores determinantes da capacidade de inovação”.

Já o quarto artigo, Pesquisa, Ensino e Prática de Gestão de Operações: Consonâncias e Divergências entre três Mundos, de Jurandir Peinado e Alexandre Reis Graeml, “analisou a importância atribuída às temáticas da Gestão de Operações a partir das perspectivas da pesquisa, do ensino e da prática empresarial”. Por meio de uma survey, foram também analisadas “outras evidências da atenção de pesquisadores, professores e praticantes ao corpo de conhecimento da área”.

No quinto artigo, Perspectiva Institucional dos Sistemas de Informação em Saúde em Dois Estados Brasileiros, Vanessa Marques Daniel, Gabriela Viale Pereira e Marie Anne Macadar analisam Sistemas de Informação em Saúde (SIS). Sob a perspectiva da Teoria Institucional, “foram apresentados diferentes fatores institucionais que influenciam na utilização dos referidos SIS, na forma de pressões coercitivas, miméticas e normativas”.

O sexto artigo, Estresse, Enfrentamento e Qualidade de Vida: Um Estudo Sobre Gerentes Brasileiros, de Andre Barcaui e Ana Cristina Limongi-França, “analisa a relação entre o estresse percebido no trabalho, a estratégia de enfrentamento adotada e a qualidade de vida de gerentes atuantes em organizações brasileiras”. Os principais resultados da pesquisa indicam que “a maior parte dos gerentes encontra-se em um nível elevado de estresse, mas com bom suporte social e boa percepção quanto à sua qualidade de vida”.

Convém destacar que os três primeiros artigos da edição foram analisados em regime de fast track do EnANPAD 2012. O quarto e o quinto artigos foram submetidos à RAC em regime de fast track e representam versões de trabalhos premiados no EnANPAD 2013, nas divisões de Gestão de Operações e Logística e Administração da Informação, respectivamente.

A edição traz também a discussão no âmbito da seção Documentos e Debates. Discutindo os clássicos na área de Ensino e na Pesquisa em Administração, Francis Kanashiro Meneghetti, Edson Ronaldo Guarido Filho e Ariston Azevêdo iniciam um debate profícuo acompanhado de pontos e contrapontos apresentados por Sergio Bulgacov, Alketa Peci, Janette Brunstein e Pedro Jaime.

Para terminar a edição, Veruska Albuquerque Pacheco apresenta a resenha bibliográfica da obra Qualidade de Vida no Trabalho: Uma Abordagem Centrada no Olhar dos Trabalhadores, de Mário César Ferreira.

Finalmente, é com satisfação que a equipe editorial da RAC informa sobre a aceitação do periódico no diretório International Bibliography of the Social Sciences (IBSS) ligado ao ProQuest e que disponibiliza referências bibliográficas de artigos de periódicos, livros, revisões e capítulos de livros. Assim, a RAC, por meio de sua busca constante por indexadores e diretórios influentes, procura dar maior visibilidade, inclusive internacional, para os trabalhos publicados no periódico.



Histórico de Downloads

Não há dados estatísticos.


Detalhes do artigo

Como Citar
Kimura, H. (1). Editorial. Revista De Administração Contemporânea, 18(5), 1-2. https://doi.org/10.1590/1982-7849rac20140028
Seção
Editorial