Editorial
Main Article Content
Abstract
Apresentamos a nova edição da Revista de Administração Contemporânea (RAC). Esta edição é composta por seis artigos, uma resenha bibliográfica e uma nota bibliográfica. Os artigos contemplam ensaios teóricos, estudos quantitativos e trabalhos qualitativos que evidenciam a multiplicidade de temas em Administração e Contabilidade, bem como a diversidade de abordagens metodológicas.
No primeiro artigo, Relações Raciais e Estudos Organizacionais no Brasil, Alexandre Reis Rosa traz um ensaio teórico que "discute o tema das relações raciais no Brasil e explora suas interfaces com os estudos sobre gestão da diversidade nas organizações". A análise sugere que "os estudos organizacionais no Brasil têm se colocado de maneira deslocada nesse debate, seja pela suposição de que nossa gestão da diversidade deve seguir parâmetros anglo-saxões, seja pelo distanciamento que a área tem mantido dos estudos brasileiros que abordam minorias raciais e sua dinâmica de relações".
O segundo artigo, O Efeito da Sinalização de Qualidade no Contexto de Serviços, de autoria de Gabriela Solalinde e Cristiane Pizzutti, "busca ampliar o conhecimento existente sobre sinalização de qualidade ao estendê-lo ao setor de serviços, através da investigação de dois sinalizadores de qualidade: o preço e a responsividade". Os resultados dos experimentos conduzidos "demonstram que a sinalização de qualidade, através das variáveis preço e responsividade, afetam a qualidade percebida".
Já o terceiro artigo, Relação entre Estratégia de Diferenciação e Inovação, e Sistemas de Controle Gerencial, de Ilse Maria Beuren e Ieda Margarete Oro, analisa "a relação da estratégia de diferenciação e inovação de produtos com o desenho dos Sistemas de Controle Gerencial, nas dimensões redes sociais, cultura orgânica inovadora e controles formais, em empresas têxteis brasileiras". Os resultados sugerem a existência de "conexões entre estratégia de diferenciação e inovação de produtos e desenho dos SCG" e, ainda, "que as redes sociais favorecem a cultura orgânica inovadora, mas não reforçam a relação com inovação de produtos".
O quarto artigo, Motivações para o Empreendedorismo: Necessidade Versus Oportunidade?, de Gláucia Maria Vasconcellos Vale, Victor Silva Corrêa e Renato Francisco dos Reis, "por meio de uma pesquisa qualitativa associada a uma quantitativa", busca "identificar os motivos intervenientes na criação de novos empreendimentos". Os resultados desse estudo "indicam que os motivos ultrapassam a lógica binária oportunidade versus necessidade, incluindo: oportunidade, atributos pessoais, mercado de trabalho, insatisfação com emprego, famÃlia e influência externa".
O quinto artigo, Percepções de Valor e Elementos Estruturantes das Microfranquias, de Pedro Lucas de Resende Melo, Felipe Mendes Borini e Julio Araujo Carneiro da Cunha, explora eventuais "diferenças entre as microfranquias e as franquias convencionais diante dos elementos estruturantes do sistema de franchising". A partir da análise quantitativa, identificou-se que "há diferenças na percepção de valor quanto à marca da rede de franquias, e que não há diferenças na percepção do suporte ao franqueado".
Finalmente, no sexto artigo, Dependência e Criação de Trajetória na Organização Não Governamental Parceiros Voluntários, de Claudia Bitencourt e Talita Oliveira, foram investigados, por meio da dependência de trajetória e da criação da trajetória, "os eventos crÃticos ocorridos e as perspectivas futuras da organização não governamental Parceiros Voluntários". Os resultados "indicam que as escolhas estratégicas são influenciadas pela trajetória e por perspectivas futuras da organização, havendo variação de intensidade em cada projeto, evento e parceria realizada pela ONG".
Conforme as diretrizes do Manual de Boas Práticas da Produção CientÃfica, para o caso de "publicação de artigo de autoria de dirigentes das instituições mantenedoras do periódico ou de quaisquer dos integrantes do Comitê de PolÃtica Editorial ou do Corpo Editorial CientÃfico", evidencia-se que a avaliação do artigo de autoria de Ilse Maria Beuren (membro do Corpo Editorial CientÃfico da RAC) seguiu os padrões normais de avaliação, dessa maneira, assegurando isenção e independência.
Esta edição da RAC apresenta, ainda, uma resenha bibliográfica e uma nota bibliográfica. A resenha da obra Sustentabilidade: o que é, o que não é, de Leonardo Boff, foi elaborada por Jorge Alfredo Cerqueira Streit. A nota bibliográfica da obra Handbook de Administração Pública, organizada por César Madureira e Maria Asensio, foi encaminhada por Magnus Luiz Emmendoerfer.
Â
Desejamos a todos uma ótima leitura!
Download data is not yet available.
Article Details
Since mid-February of 2023, the authors retain the copyright relating to their article and grant the journal RAC, from ANPAD, the right of first publication, with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution 4.0 International license (CC BY 4.0), as stated in the article’s PDF document. This license provides that the article published can be shared (allows you to copy and redistribute the material in any medium or format) and adapted (allows you to remix, transform, and create from the material for any purpose, even commercial) by anyone.
After article acceptance, the authors must sign a Term of Authorization for Publication, which is sent to the authors by e-mail for electronic signature before publication.