Alerta Empreendedor e as abordagens causation e effectuation sobre empreendedorismo



Artigo principal Conteúdo

Valter da Silva Faia
Marco Aurélio Garcia Rosa
Hilka Pelizza Vier Machado

Resumo

Segundo Gartner (1985), entender as dimensões e as variáveis acerca do empreendedorismo e como essas se relacionam contribui para a compreensão do fenômeno de criação de novos empreendimentos. O alerta empreendedor (Kirzner, 1997) explica como oportunidades de negócios são identificadas, e contribui para a criação de novas empresas. Este trabalho objetivou relacionar o grau de alerta empreendedor com as abordagens empreendedoras causation, embasada no planejamento e na análise, e effectuation, referente à exploração de oportunidades emergentes de forma não preditiva, ambas apresentadas por Sarasvathy (2001). Como objetivo específico, pretendeu validar a escala de alerta empreendedor desenvolvida por Tang, Kacmar e Busenitz (2012), e as escalas das abordagens mencionadas anteriormente e desenvolvidas por Chandler, Detienne, Mckelvie e Mumford (2011). A pesquisa foi realizada junto a uma amostra de 123 empresários de diversos setores, participantes de associações comerciais. As escalas foram validadas em termos de confiabilidade e multidimensionalidade. Ademais, os resultados demonstram uma relação positiva entre alerta empreendedor e as abordagens empreendedoras, especialmente para a abordagem causation. Identificou-se também uma relação não linear quadrática entre o nível de alerta e a abordagem causation, indicando um ponto médio em que a relação positiva se inverte.

Histórico de Downloads

Não há dados estatísticos.


Detalhes do artigo

Como Citar
Faia, V. da S., Rosa, M. A. G., & Machado, H. P. V. (1). Alerta Empreendedor e as abordagens causation e effectuation sobre empreendedorismo. Revista De Administração Contemporânea, 18(2), 196-216. https://doi.org/10.1590/S1415-65552014000200006
Seção
Artigos