Editorial

Herbert Kimura

Resumo

Apresentamos com satisfação a nova edição da Revista de Administração Contemporânea (RAC). Esta edição é composta por 6 artigos, 1 resenha bibliográfica e 1 nota bibliográfica. Os artigos contemplam não somente pesquisas quantitativas, como também estudos qualitativos e modelagem teórica. O primeiro artigo, Percepção dos Funcionários sobre Mudanças Transacionais e Transformacionais em uma Organização Pública, de Sérgio Gabriel Domingos e Elaine Rabelo Neiva, avalia se a existência "de fatores de capacidade organizacional para mudanças... influencia a percepção dos indivíduos sobre as mudanças transacionais e as transformacionais ocorridas num órgão público". Usando o Instrumento de Capacidade Organizacional para Mudanças e o Instrumento de Percepção de Mudanças Organizacionais, o estudo indica "que a estratégia de atuação, a dinâmica de coalizões e o fluxo de comunicação... são preditores de percepção de mudanças Transformacionais." e que o "trabalho em grupo... aparece fracamente como preditor de mudanças do tipo Transacionais."

No segundo artigo, Antecedentes à Resistência a Sistemas Empresariais: A Perspectiva de Gestores Brasileiros, David Gradvohl Macêdo, Luciano Gaete e Luiz Antonio Joia, "por meio de survey ... preenchidos por gestores de tecnologia da informação brasileiros que já haviam implantado sistemas empresariais", verificaram que a resistência a sistemas empresariais está associada a modelos de ERP "pouco flexíveis, tecnicamente mal projetados, cuja utilização seja de difícil compreensão e que não atendam às necessidades dos profissionais".

Já o terceiro artigo, Relações entre Resistência a Mudança e Comprometimento Organizacional em Servidores Públicos de Minas Gerais, de Antônio Luiz Marques, Renata Borges, Kelly Morais e Mariane Coimbra Silva, submetido em regime de fast track do EnANPAD 2012, estuda "as possíveis relações entre resistência a mudança e comprometimento organizacional." Com base em dados de "servidores públicos do estado de Minas Gerais submetidos à Avaliação de Desempenho Individual", a pesquisa sugere que "o servidor que coopera com as mudanças implantadas tende a apresentar um alto comprometimento com a organização".

No quarto artigo, Um Ensaio Teórico sobre Placement Televisivo e seus Efeitos sobre o Consumidor, Martin de La Martinière Petroll e Paulo Henrique Müller Prado apresentam "um ensaio teórico sobre os potenciais efeitos das dimensões da proeminência e da congruência do placement do tipo pop-up sobre o processamento de informação realizado pelo consumidor". O estudo contempla "desde a atenção do telespectador, passando pela memória e atitudes até o seu comportamento de compra.".

O quinto artigo, Alerta Empreendedor e as Abordagens Causation e Effectuation sobre Empreendedorismo, de Valter da Silva Faia, Marco Aurélio Garcia Rosa e Hilka Pelizza Vier Machado, investiga o alerta empreendedor associado à identificação de oportunidades de negócios e à criação de novas empresas. "Como objetivo específico, pretendeu validar a escala de alerta empreendedor desenvolvida por Tang, Kacmar e Busenitz (2012), e as escalas das abordagens mencionadas anteriormente e desenvolvidas por Chandler, Detienne, Mckelvie e Mumford (2011)." Os resultados da pesquisa sugerem "uma relação positiva entre alerta empreendedor e as abordagens empreendedoras", bem como "uma relação não linear quadrática entre o nível de alerta e a abordagem causation".

Finalmente, o sexto artigo, Information Technology Investments and Supply Chain Governance, de Pietro Cunha Dolci e Antonio Carlos Gastaud Maçada, submetido no regime de fast track e adaptado de trabalho vencedor do prêmio do EnADI 2013, propõe "um modelo relacionando os investimentos em tecnologia da informação (TI), a governança da cadeia de suprimentos (GCS) e o seu desempenho". O estudo identificou que "a TI é um dos principais direcionadores da GCS, influenciando o desempenho das empresas na cadeia.".

Esta edição da RAC ainda apresenta a resenha bibliográfica, elaborada por Mauro Maia Laruccia, da obra The Social Media Strategist: Building a Successful Program from the Inside Out, de Christopher Barger, e a nota bibliográfica, encaminhada por Magnus Luiz Emmendoerfer, da obra Coletânea em Administração Pública, organizada por Hugo Consciência Silvestre e Joaquim Filipe Ferraz Esteves de Araújo.

Boa leitura.

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