Editorial



Main Article Content

Herbert Kimura

Abstract

Apresentamos a primeira edição da Revista de Administração Contemporânea – RAC – de 2014. Nesta edição, há uma pluralidade de temas e de métodos que evidencia a diversidade de abordagens e técnicas dos artigos publicados pela RAC.

No primeiro artigo, Burocrata Proteano: Articulações de Carreira em torno e além do Setor Público, Josélia Rita da Silva, Moisés Balassiano e Alfredo Rodrigues Leite da Silva analisam "como são construídos os processos pessoais de carreira de servidores com carreiras técnicas de nível superior no setor público". A pesquisa baseou-se em entrevistas semiestruturadas aplicadas a dois grupos de funcionários e os "resultados revelam o rompimento da lógica da construção de carreira do setor público no contexto investigado, com servidores em busca de uma carreira sem fronteiras, vinculada às suas perspectivas pessoais".

O segundo artigo, Processo de Institucionalização do Curso de Administração Pública a Distância em uma Universidade Federal, de Rosália Rodrigues Alves, Cleber Carvalho de Castro e Cleverton Luiz Souto, focaliza as "evidências de isomorfismo e legitimação". Para tanto, os pesquisadores utilizaram entrevistas semiestruturadas e técnicas de análise de conteúdo, com isso, identificaram "um estágio moderado de habitualização e objetificação, e um estágio de baixa sedimentação", o que lhes possibilitou evidenciar "o isomorfismo coercitivo e a legitimidade regulativa".

Já o terceiro artigo, A Influência da Justiça nos Processos de Recuperação de Falhas no Varejo, de Marcos Antonio da Silva e Evandro Luiz Lopes, teve como objetivo "identificar o papel da Justiça percebida". A partir de um "survey junto a 604 consumidores oriundos" de um grande varejista brasileiro e utilizando modelagem de equações estruturais, foram estudados os relacionamentos entre Justiça, Satisfação, Qualidade percebida e Confiança. A pesquisa também avaliou "como estes construtos se relacionam com a Lealdade". O artigo foi analisado sob o regime de fast track do EnANPAD ─ 2012.

O quarto artigo, O Efeito Priming na Avaliação de Ações Antiéticas: Um Estudo Experimental, de Bernardo de Abreu Guelber Fajardo e Guilherme Abib Leão, apresenta "dois experimentos que exploram o processo pelo qual o priming poderia ativar os padrões morais dos indivíduos alterando a forma pela qual avaliariam certas situações cotidianas". Os resultados sugerem a relevância do efeito priming, induzindo participantes do estudo "a avaliar situações fraudulentas como mais graves e quem as comete como merecedores de punições mais severas". Esse artigo foi analisado sob o regime de fast track do EnANPAD ─ 2012.

O quinto artigo Trabalho, Violência e Sexualidade: Estudo de Lésbicas, Travestis e Transexuais, de Alexandre de Pádua Carrieri, Eloisio Moulin de Souza e Ana Rosa Camillo Aguiar, "estuda as violências simbólicas e interpessoais, vivenciadas na sociedade e no trabalho, dirigidas a lésbicas, travestis e transexuais". Por meio de entrevistas com 65 sujeitos e aplicando-se a técnica de Análise Crítica do Discurso, identificou-se que "os entrevistados sofrem diversas formas de violência simbólica, fruto das dominações simbólicas que se instauram de forma particular em cada um dos grupos estudados". Em particular, "As violências interpessoais vivenciadas no trabalho têm relações estreitas com as formas de violências simbólicas relacionadas a cada grupo".

No sexto artigo, Facetas do Risco no Empreendedorismo Internacional, Yákara Vasconcelos Pereira Leite e Walter Fernando Araújo de Moraes analisam "as facetas do risco enfrentado pelo empreendedor no processo de internacionalização" com o apoio da teoria adaptativa e da análise de conteúdo. Os resultados da pesquisa sugerem que o câmbio constitui desafio mais arriscado na comercialização e negociação. As condições climáticas são também aspectos relevantes para a produção agrícola que, por sua vez, tem relação o processo de internacionalização. O artigo, baseado em trabalho premiado em evento da ANPAD, foi analisado em regime de fast track do 3Es de 2013.

Seguindo as diretrizes do manual de Boas Práticas da Produção Científica para o caso de "publicação de artigo de autoria de dirigentes das instituições mantenedoras do periódico ou de quaisquer dos integrantes do Comitê de Política Editorial ou do Corpo Editorial Científico", evidenciamos que a avaliação do artigo, de autoria de Alexandre de Pádua Carrieri (membro do Conselho Editorial da RAC), seguiu os padrões normais de avaliação, dessa maneira, assegurando isenção e independência.

Desejamos a todos uma ótima leitura e um ano novo profícuo!



Downloads

Download data is not yet available.


Article Details

How to Cite
Kimura, H. (1). Editorial. Journal of Contemporary Administration, 18(1), 1-2. https://doi.org/10.1590/S1415-65552014000100001
Section
Editorial