Desempenho acadêmico e a Teoria do Prospecto: estudo empírico sobre o comportamento decisório

Henrique Fonseca Genelhu Soares, Claudio Henrique da Silveira Barbedo

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo identificar a existência ou não de relação estatística entre a racionalidade das escolhas e o desempenho acadêmico dos discentes de Graduação de um Centro Universitário a partir do trabalho de Grinblatt, Keloharju e Linnainmaa (2011). Com base em questionários de coleta de dados e de regressões Logit, os resultados da pesquisa apontaram que a variável Desempenho Acadêmico (DA) apresenta relação direta com a racionalidade de escolhas e altera a ação dos vieses cognitivos sobre o processo decisório dos agentes. Nesse sentido, os discentes com desempenho acadêmico superior realizaram escolhas mais racionais que os estudantes com DA inferior, mostrando-se, dessa forma, menos susceptíveis à influência dos vieses cognitivos.

Palavras-chave

teoria dos prospectos; racionalidade das escolhas; desempenho acadêmico; vieses cognitivos; finanças comportamentais

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