Desempenho acadêmico e a Teoria do Prospecto: estudo empírico sobre o comportamento decisório



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Henrique Fonseca Genelhu Soares
Claudio Henrique da Silveira Barbedo

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo identificar a existência ou não de relação estatística entre a racionalidade das escolhas e o desempenho acadêmico dos discentes de Graduação de um Centro Universitário a partir do trabalho de Grinblatt, Keloharju e Linnainmaa (2011). Com base em questionários de coleta de dados e de regressões Logit, os resultados da pesquisa apontaram que a variável Desempenho Acadêmico (DA) apresenta relação direta com a racionalidade de escolhas e altera a ação dos vieses cognitivos sobre o processo decisório dos agentes. Nesse sentido, os discentes com desempenho acadêmico superior realizaram escolhas mais racionais que os estudantes com DA inferior, mostrando-se, dessa forma, menos susceptíveis à influência dos vieses cognitivos.

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Como Citar
Soares, H. F. G., & Barbedo, C. H. da S. (1). Desempenho acadêmico e a Teoria do Prospecto: estudo empírico sobre o comportamento decisório. Revista De Administração Contemporânea, 17(1), 64-82. https://doi.org/10.1590/S1415-65552013000100005
Seção
Artigos