Valores organizacionais e criação do conhecimento organizacional inovador



Artigo principal Conteúdo

Lilian Aparecida Pasquini Miguel
Maria Luisa Mendes Teixeira

Resumo

A inovação, fonte de vantagem competitiva, baseia-se na criação de conhecimento organizacional, para a qual contribui o aprendizado individual. A aprendizagem individual tradicional/comportamentalista e construtivista pode ser entendida, por extensão, como aprendizagem organizacional. O conhecimento inovador necessita que, em conjunto com as condições capacitadoras -intenção, flutuação ou caos, autonomia, redundância e variedade de requisitos - o processo de aprendizagem seja de natureza construtivista, por ser este o único capaz de gerar aprendizado de soluções novas. Os valores organizacionais são crenças que orientam o comportamento organizacional e constituem metas motivacionais. Este trabalho teve como objetivo identificar a relação entre valores organizacionais e a criação do conhecimento. A pesquisa exploratória descritiva empregou o método quantitativo. Os valores organizacionais apresentaram-se associados principalmente a aspectos de criação do conhecimento no âmbito interno das organizações. A orientação para o ambiente externo surgiu como menos relacionada aos valores organizacionais.

Histórico de Downloads

Não há dados estatísticos.


Detalhes do artigo

Como Citar
Miguel, L. A. P., & Teixeira, M. L. M. (1). Valores organizacionais e criação do conhecimento organizacional inovador. Revista De Administração Contemporânea, 13(1), 36-56. https://doi.org/10.1590/S1415-65552009000100004
Seção
Artigos