Mudanças de conteúdo estratégico em pequenas empresas de massas alimentícias



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Paulo Hayashi Junior
James Alexandre Baraniuk
Sergio Bulgacov

Resumo

Este trabalho procura identificar e caracterizar os principais recursos utilizados para execução de mudanças de conteúdo estratégico em três pequenas empresas de massas alimentícias, bem como avaliar os impactos destes recursos sobre as suas vantagens competitivas. Das empresas pesquisadas, duas estão localizadas na região metropolitana de Curitiba e uma no interior do Estado do Paraná. Foram coletados dados por meio de entrevistas semi-estruturadas de dirigentes do nível tático-estratégico, bem como anotações de campo, observação não participante e, ainda, informações obtidas por meio de dados secundários. A partir de análise de conteúdo e técnica de triangulação, chega-se aos principais recursos utilizados pelas empresas. Utilizando-se da matriz produto mercado de Ansoff (1979), foi possível constatar a existência de um padrão consistente dos principais recursos utilizados para mudanças dentro de cada quadrante desta matriz, destacando-se, para a vantagem competitiva, os recursos arquitetura estratégica e a reputação.

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Como Citar
Hayashi Junior, P., Baraniuk, J. A., & Bulgacov, S. (1). Mudanças de conteúdo estratégico em pequenas empresas de massas alimentícias. Revista De Administração Contemporânea, 10(3), 159-179. https://doi.org/10.1590/S1415-65552006000300009
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Sergio Bulgacov, Universidade Federal do Paraná Centro de Pesquisa e Pós-Graduação em Administração

- Doutor em Administração pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo (EAESP) da Fundação Getúlio Vargas (FGV). Professor e Pesquisador do Centro de Pesquisa e Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal do Paraná (CEPPAD/UFPR). Suas áreas de interesse em pesquisa são processo e conteúdo estratégico e análise organizacional