A expansão do ensino superior em administração no sudoeste do Paraná: reflexões introdutórias



Artigo principal Conteúdo

Liliane Canopf
Rosane Calgaro Festinalli
Elisa Yoshie Ichikawa

Resumo

Este artigo tem por objetivo propor um debate sobre o ensino superior, a partir da análise da expansão acelerada do número de instituições e cursos de graduação em Administração na Região Sudoeste do Paraná. Para tanto, teve como base a discussão acerca das mudanças ocorridas no papel do Estado, que culminaram na Reforma do Estado e Reforma da Educação no Brasil. A partir disso, expõe o panorama da expansão do ensino superior, com dados sobre as instituições da região como um todo e mais especificamente sobre os cursos de graduação em Administração. O estudo foi desenvolvido por meio de fontes secundárias, além da coleta de dados primários junto às instituições envolvidas, por meio da aplicação de um questionário. Foram pesquisadas todas as instituições de Ensino Superior da Região Sudoeste do Paraná em funcionamento no ano de 2002. Os dados mostram que nos últimos anos houve acréscimo de 300% no número de instituições de ensino superior do Sudoeste do Estado, o que é espantoso para uma região que vem sofrendo um decréscimo paulatino de sua população nas últimas décadas. Finalmente, o artigo se propõe a refletir se, em termos qualitativos, houve ganhos no sistema educacional como um todo ou um nivelamento por baixo, por meio da efetivação da lei de mercado na educação superior.

Histórico de Downloads

Não há dados estatísticos.


Detalhes do artigo

Como Citar
Canopf, L., Festinalli, R. C., & Ichikawa, E. Y. (1). A expansão do ensino superior em administração no sudoeste do Paraná: reflexões introdutórias. Revista De Administração Contemporânea, 9(3), 79-97. https://doi.org/10.1590/S1415-65552005000300005
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Liliane Canopf, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Mestre em Administração pela UEM. Professora do curso de graduação em Administração da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE). Sua principal área de interesse é ensino em Administração.

Rosane Calgaro Festinalli, Universidade Estadual de Londrina

Mestre em Administração pela UEL. Professora dos cursos de graduação em Administração da Faculdade de Pato Branco (FADEP) e da Faculdade Mater-Dei. Sua área de interesse em pesquisa é: ensino em administração.

Elisa Yoshie Ichikawa, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestre em Administração e Doutora em Engenharia de Produção pela UFSC. Professora e Pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPA) da Universidade Estadual de Maringá (UEM) em consórcio com a Universidade Estadual de Londrina (UEL). Suas áreas de interesse em pesquisa são: gestão de C&T; sociologia das organizações e ensino em administração.