O modelo e-Score de previsão de falências para empresas de internet



Artigo principal Conteúdo

Orlando Mansur Pereira
Walter Lee Ness Jr.

Resumo

Este estudo propõe um modelo de regressão logística que estime a probabilidade do evento de falência em empresas de Internet, isto é, as que sejam dependentes do e-business. Foram selecionadas 61 empresas norte-americanas e divididas em duas amostras: 25 empresas falidas, entre 1999 e 2001, e 36 não-falidas, no mesmo período. Uma amostra de treinamento foi aleatoriamente selecionada para a determinação das variáveis e dos parâmetros do modelo. A amostra de teste confirmou a alta acurácia do modelo, classificando corretamente 95,1% da amostra de 61 empresas, utilizando as demonstrações financeiras anuais do ano anterior à falência; e 88,1%, para demonstrações de 2 anos antes do mesmo evento. Portanto, o Modelo e-Score demonstra ser bastante significante utilizando apenas três variáveis, de 63 analisadas: (i) INT/TL: Interest Expense (Income) / Total Liabilities; (ii) R&D/EMP: Research & Development Expenses / Nº de Empregados; e (iii) OCF/CL: Operating Cash Flow / Current Liabilities. As variáveis (i) e (iii) são obtidas nas demonstrações convencionais, enquanto (ii) é inovadora, indicando que uma empresa de Internet que investe em R&D por empregado possui maiores chances de sobreviver. Já as que possuem Resultados Financeiros negativos altos e Fluxos de Caixa Operacionais baixos possuem menos chances de sobrevivência.

Histórico de Downloads

Não há dados estatísticos.


Detalhes do artigo

Como Citar
Pereira, O. M., & Ness Jr., W. L. (1). O modelo e-Score de previsão de falências para empresas de internet. Revista De Administração Contemporânea, 8(3), 143-166. https://doi.org/10.1590/S1415-65552004000300008
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Orlando Mansur Pereira, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Mestre em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) e Graduado em Ciências Contábeis na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Professor da graduação da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (IAG/PUC-Rio) e da Pós-Graduação Lato Sensu do IDHGE (CEFET). Atua na Gerência Geral de Finanças Corporativas da Cia Vale do Rio Doce, na coordenação e análise de projetos de Fusões e Aquisições (M&A) de empresas. Suas áreas de interesse em pesquisa são administração financeira e avaliação de empresas.

Walter Lee Ness Jr., Massachusetts Institute of Technology

Doutor de Filosofia (Ph.D.) e Mestre em Administração pelo Massachusetts Institute of Technology e graduado em Economia e Matemática na Yale University. É Professor Associado de Administração da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (IAG/PUC-Rio).