Proposição e análise de um modelo para comportamentos de cidadania organizacional



Artigo principal Conteúdo

Mirlene Maria Matias Siqueira

Resumo

Comportamentos de cidadania organizacional é uma expressão utilizada para representar ações informais dos trabalhadores que beneficiam a organização. Diversos estudos já procuraram apresentar evidências acerca dos fatores responsáveis pela emissão destes atos. No presente estudo, foi desenvolvido um modelo teórico para esta classe de ações, composto por antecedentes de natureza cognitiva e afetiva, visando a estabelecer uma interdependência entre os fatores psicossociais que emergem no contexto de trabalho e antecedem atos de cidadania nas organizações. O estudo contou com a participação de 520 trabalhadores de empresas públicas e particulares sediadas em Minas Gerais, que responderam a um instrumento que contém sete escalas de medida das variáveis integrantes do modelo. Os dados foram analisados por meio de modelos de regressão múltipla hierárquica e stepwise. Os resultados confirmaram as duas suposições do estudo, revelando que as cognições sobre a organização constituem a base informacional que influencia os afetos que o empregado nutre pelo trabalho que executa e pela empresa empregadora e que estes elos afetivos, por sua vez, mostraram-se capazes de predizer cinco classes de comportamentos de cidadania organizacional.

Histórico de Downloads

Não há dados estatísticos.


Detalhes do artigo

Como Citar
Siqueira, M. M. M. (1). Proposição e análise de um modelo para comportamentos de cidadania organizacional. Revista De Administração Contemporânea, 7(spe), 165-184. https://doi.org/10.1590/S1415-65552003000500009
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Mirlene Maria Matias Siqueira, Universidade de Brasília

Doutora em Psicologia pela Universidade de Brasília. Professora Adjunta do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Metodista de São Paulo. Suas áreas de interesse em pesquisa são inteligência emocional, comportamento organizacional, em particular temas como comprometimento organizacional, satisfação no trabalho, suporte organizacional e cidadania organizacional.