Competição baseada em competências e aprendizagem organizacional: em busca da vantagem competitiva



Artigo principal Conteúdo

João Batista Diniz Leite
Melody de Campos Soares Porsse

Resumo

O objetivo do presente trabalho é aprofundar a discussão da Teoria da Competição Baseada em Competências. Esta abordagem, que propõe combinar duas perspectivas da teoria estratégica (Escola de Posicionamento Estratégico e Teoria Baseada em Recursos), reconhece os níveis de incerteza que envolvem a mudança estratégica, assim como a importância dos processos de criação de conhecimento e aprendizagem organizacional. Como contribuição deste trabalho, sugere-se uma proposta pedagógica construtivista, com foco na Andragogia, para a eficácia dos processos de criação de conhecimento e da aprendizagem organizacional. Com o propósito de exemplificar essa proposta, apresentam-se dados empíricos, coletados por meio de técnicas multimétodos, de uma experiência que está sendo realizada atualmente no Banco do Brasil.

Histórico de Downloads

Não há dados estatísticos.


Detalhes do artigo

Como Citar
Leite, J. B. D., & Porsse, M. de C. S. (1). Competição baseada em competências e aprendizagem organizacional: em busca da vantagem competitiva. Revista De Administração Contemporânea, 7(spe), 121-141. https://doi.org/10.1590/S1415-65552003000500007
Seção
Artigos
Biografia do Autor

João Batista Diniz Leite, Universidade Federal de Minas Gerais

Mestre em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais e Doutorando em Administração na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Pesquisador Sênior do Banco do Brasil, com interesse em pesquisa nas áreas de gestão do conhecimento, inteligência competitiva, sistemas de informação. 

Melody de Campos Soares Porsse, Universidade Federal da Paraíba

Mestre em Economia pela Universidade Federal da Paraíba e Doutoranda em Administração na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Suas áreas de interesse em pesquisa são administração pública, desenvolvimento econômico regional.