A identidade e o contexto organizacional: perspectivas de análise



Artigo principal Conteúdo

Hilka Vier Machado

Resumo

Este artigo aborda a temática da identidade, apontando suas interfaces com o ambiente organizacional. Enquanto descreve diferentes níveis do fenômeno da identidade, apresenta delimitações para o estudo de cada categoria, assim como as possibilidades de integração entre elas e sua aplicabilidade aos estudos organizacionais. Assim, a partir da abordagem da identidade pessoal, da identidade social, da identidade no trabalho e da identidade organizacional, foram extraídas reflexões, que visam ampliar a discussão em torno da subjetividade nas organizações. Verificou-se que as perspectivas de estudo da identidade nas organizações são múltiplas e há ainda grande espaço para ser explorado.

Histórico de Downloads

Não há dados estatísticos.


Detalhes do artigo

Como Citar
Machado, H. V. (1). A identidade e o contexto organizacional: perspectivas de análise. Revista De Administração Contemporânea, 7(spe), 51-73. https://doi.org/10.1590/S1415-65552003000500004
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Hilka Vier Machado, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutora em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professora do Departamento de Administração e do Programa de Mestrado em Administração da Universidade Estadual de Maringá. Suas áreas de interesse em pesquisa são identidade e emoções nas organizações, organizações e gênero, empreendedorismo.