Internationalisation processes: an analytical framework



Artigo principal Conteúdo

Sérgio Fernando Loureiro Rezende

Resumo

Este artigo contém uma proposta de análise de processos de internacionalização, entendidos como seqüências de modos de operação. Por sua vez, modo de operação é o arranjo institucional por meio do qual as firmas operam em mercados internacionais. A proposta de análise é baseada em conceitos da literatura de entrada em mercados internacionais, internacionalização e desenvolvimento de subsidiárias. Também são sugeridas três implicações para futuros estudos empíricos. Primeiro, acredita-se que processos de internacionalização podem ser analisados a partir de relacionamentos intra e interorganizacionais inseridos em contextos espaciais e temporais distintos. Segundo, a proposta de análise leva em consideração não somente processos incrementais, mas também processos de internacionalização descontínuos. Terceiro, propõe-se que processos de internacionalização são fenômenos sem fim e, portanto, devem abranger seqüências que ocorrem no mercado estrangeiro onde o modo de operação é inicialmente inserido, bem como mercados estrangeiros que são atingidos a partir do primeiro mercado estrangeiro.

Histórico de Downloads

Não há dados estatísticos.


Detalhes do artigo

Como Citar
Rezende, S. F. L. (1). Internationalisation processes: an analytical framework. Revista De Administração Contemporânea, 7(2), 137-156. https://doi.org/10.1590/S1415-65552003000200008
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Sérgio Fernando Loureiro Rezende, Lancaster University

Doutor em Marketing pela Lancaster University, UK. Professor do Departamento de Administração e do Mestrado Profissional em Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Suas áreas de interesse em pesquisa são internacionalização e redes industriais.