ABM versus GECON: uma análise comparativa



Artigo principal Conteúdo

Luiz Carlos Miranda
Cláudio de Araújo Wanderley
Juliana Matos de Meira

Resumo

O objetivo do trabalho é realizar um estudo comparativo entre os modelos de Gestão Baseada em Atividades (ABM) e o de Sistema de Informação de Gestão Econômica (GECON). O trabalho procurará apontar os pontos semelhantes e identificar as diferenças relevantes entre esses dois modelos gerenciais. A principal semelhança entre o GECON e o ABM está relacionada à busca da melhoria dos processos internos por meio do gerenciamento das atividades. Com relação às divergências, verifica-se que o ABM está mais voltado para a cadeia de valor, enquanto que a preocupação do GECON é apurar o lucro econômico por meio da definição de uma serie de critérios de avaliação dos aspectos financeiros, contábeis e econômicos, que dão suporte ao seu modelo de mensuração. O trabalho também apresenta um estudo de caso aplicado em uma empresa prestadora de serviços, revelando os pontos convergentes e divergentes dos dois modelos.

Histórico de Downloads

Não há dados estatísticos.


Detalhes do artigo

Como Citar
Miranda, L. C., Wanderley, C. de A., & Meira, J. M. de. (1). ABM versus GECON: uma análise comparativa. Revista De Administração Contemporânea, 7(2), 93-114. https://doi.org/10.1590/S1415-65552003000200006
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Luiz Carlos Miranda, University of Illinois

Ph.D. em Agribusiness pela University of Illinois, USA. Professor do Departamento de Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, além de Pesquisador do CNPq. Suas áreas de interesse em pesquisa são controladoria, sistemas de informações intra e interempresariais, medição de desempenho organizacional, gerenciamento de cadeias de produção, agribusiness.

Cláudio de Araújo Wanderley, Universidade Federal de Pernambuco

Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Pernambuco. Professor da Faculdade Boa Viagem. Suas áreas de interesse em pesquisa são engenharia de produção, sistemas de medição de desempenho, custos.

Juliana Matos de Meira, Universidade Federal de Pernambuco

Mestre em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Pernambuco. Coordenadora do Curso de Ciências Contábeis da Faculdade de Ciências Humanas de Pernambuco e Professora da Faculdade Boa Viagem. Suas áreas de interesse em pesquisa são controladoria, sistemas de medição de desempenho, gerenciamento de cadeia de produção.