Comportamento Materialista em Adolescentes e Crianças: Uma Meta-análise dos Antecedentes e dos Consequentes
Artigo principal Conteúdo
Resumo
O presente artigo propõe uma meta-análise dos antecedentes e dos consequentes do comportamento materialista entre crianças e adolescentes. Foram identificados 42 estudos cientÃficos localizados em cinco bases de dados, os quais geraram 53 effect sizes, envolvendo uma amostra acumulada de 9.283 crianças e adolescentes. Foi proposto um modelo teórico hipotetizado com base em quatro antecedentes, quatro consequentes e três variáveis moderadoras. Os resultados demonstraram uma relação direta e significativa entre o comportamento materialista de crianças e adolescentes, e, na grande parte das variáveis, antecedentes e consequentes. Ademais, observou-se que a satisfação com a vida apresentou relação negativa com o comportamento materialista. Em relação aos efeitos moderadores, confirmou-se que o local da aplicação da pesquisa tem uma influência significativa sobre a magnitude dos effect sizes. Quanto ao efeito moderador do tamanho da amostra e do paÃs da amostra, estes não exercem influência sobre a magnitude dos efeitos. Além dos resultados destacados, ressalta-se a contribuição teórica proporcionada por esta meta-análise no sentido de prover uma revisão teórica consistente que resultou na integração quantitativa dos principais construtos relacionados aos antecedentes e consequentes do comportamento materialista em crianças e adolescentes.
Histórico de Downloads
Não há dados estatÃsticos.
Não há dados estatÃsticos.
Detalhes do artigo
Como Citar
Ladeira, W. J., Santini, F. de O., & Araujo, C. F. (1). Comportamento Materialista em Adolescentes e Crianças: Uma Meta-análise dos Antecedentes e dos Consequentes. Revista De Administração Contemporânea, 20(5), 610-629. https://doi.org/10.1590/1982-7849rac2016150151
Edição
Seção
Artigos
Esta revista continua sendo detentora dos direitos autorais dos artigos publicados. Para serem publicados, os autores devem assinar a Carta de Transferência de Direitos Autorais, que é enviada aos autores por e-mail, concedendo direitos, inclusive na tradução, à RAC. A revista concede a terceiros o direito de usar, reproduzir e compartilhar o artigo de acordo com o contrato de licença da Creative Commons (CC-BY 4.0), conforme declarado nas versões em formato PDF do artigo.