Interdependence Across a Firm's International Trajectories
Artigo principal Conteúdo
Resumo
Neste artigo analisamos a extensão com que a internacionalização da firma como um todo pode ser explicada pela interdependência entre as distintas trajetórias internacionais que compõem esse processo. Para tanto, elaboramos um estudo de caso qualitativo e de perspectiva longitudinal de uma firma de tecnologia de informação brasileira do tipo born-global, por meio da construção de suas quatro trajetórias internacionais. Os nossos resultados indicam que a internacionalização da firma é resultado das quatro trajetórias internacionais interdependentes que evoluÃram em quatro paÃses distintos. Além disso, ressaltamos o relacionamento da firma com clientes internacionais como a força motriz da interdependência dessas trajetórias internacionais. Com base nesses resultados, propomos que a internacionalização da firma como um todo não é necessariamente a soma de trajetórias internacionais independentes. Pelo contrário, existem interdependências entre as trajetórias internacionais da firma que moldam sua internacionalização.
Histórico de Downloads
Não há dados estatÃsticos.
Não há dados estatÃsticos.
Detalhes do artigo
Como Citar
Limp, A., Rezende, S. F. L., & Versiani, A. (1). Interdependence Across a Firm’s International Trajectories. Revista De Administração Contemporânea, 20(5), 590-609. https://doi.org/10.1590/1982-7849rac2016150116
Edição
Seção
Artigos
Esta revista continua sendo detentora dos direitos autorais dos artigos publicados. Para serem publicados, os autores devem assinar a Carta de Transferência de Direitos Autorais, que é enviada aos autores por e-mail, concedendo direitos, inclusive na tradução, à RAC. A revista concede a terceiros o direito de usar, reproduzir e compartilhar o artigo de acordo com o contrato de licença da Creative Commons (CC-BY 4.0), conforme declarado nas versões em formato PDF do artigo.