Editorial



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Herbert Kimura

Resumo

É com satisfação que apresentamos a nova edição da Revista de Administração Contemporânea - RAC. A edição é composta por seis artigos que exploram diferentes perspectivas e métodos de análise em administração.

No primeiro artigo, Ser seu Próprio Patrão? Aperfeiçoando-se a Educação Superior em Empreendedorismo, Edmilson Lima, Rose Mary Almeida Lopes, Vânia Maria Jorge Nassif e Dirceu Silva pesquisam "formas de se melhorar a educação superior em empreendedorismo, focando o caso dos estudantes brasileiros interessados em ser seus próprios patrões, ou seja, em terem seus próprios negócios".

No segundo artigo, Abordagem Conceitual às Estratégias de Internacionalização sob Pressões Institucionais Duais para Legitimidade e Conformidade, Manuel Portugal Ferreira e Fernando Ribeiro Serra desenvolvem "um conjunto de proposições teóricas sobre quais as estratégias de entrada nos mercados externos seguidas pelas EMNs face aos ambientes institucionais".

Já no terceiro artigo, The EffectofLongerDevelopment Times onProduct Pipeline Management Performance, de Paulo S. Figueiredo, Xisto L. Travassos e Elisabeth Loiola, é discutido "um modelo de dinâmica de sistemas do funil de desenvolvimento de produtos farmacêuticos, calibrado para uma única companhia".

No quarto artigo, "O Que Gerencio e de Quem Dependo?": Determinantes da Ação de Blogueiros, Isadora Vergara Castro e Carlos Denner dos Santos Júnior realizam estudo que "indicou não só que blogueiros adotam estilos de gestão adaptativos, mas que suas ações evoluem na busca dessa atratividade".

O quinto artigo, Previsão de Informações para Avaliar Políticas Públicas: O Caso da Inclusão Financeira, de Marcelo Machado Teixeira de Andrade e Eduardo Henrique Diniz, discute "a importância de se prever a obtenção das informações necessárias para a avaliação de políticas públicas durante a fase de formulação".

Concluindo a edição, no sexto artigo, História de Vida e Trajetórias Profissionais: Estudo com Executivos Brasileiros, Lisiane Quadrado Closs e Sidinei Rocha-de-Oliveiraapresentam e ilustram"o potencial do uso de histórias de vida analisando as influências e os limites às trajetórias profissionais de sete executivos brasileiros por meio desse método".

Aproveitamos o editorial para apresentara temática de marcadores bibliométricos. Ofator de impacto (IF -ImpactFactor), criado por Garfield (1955), já foi brevemente discutido neste periódico em Kimura (2015a), que focalizou a análise no aspecto dasautocitações coercivas. A despeito de o IF constituir o principal indicador de influência de um periódico, principalmente quando disponibilizado pela Thomson-Reuters, há um debate intenso sobre métricas que melhor reflitam a relevância ou a qualidade de um journal (ver, por exemplo, Fuster, 2014Garfield, 2006;Seglen, 1997;Zietman, 2014).

Independentemente da controvérsia sobre o IF, considerando de forma genérica os novos direcionamentos do SciELO, já abordadosanteriormente no periódico (Kimura, 2015bKimura & Machuca, 2014), e, de maneiraespecífica, as questões associadas à internacionalização e à marcação XML, torna-se provável que o cálculo de diversos indicadoresde revistas da plataforma passe a ser conduzido.

Embora o SciELO já disponibilize estimativas deimpactfactor e immediacy index, a base de dados formada a partir da marcação XML viabilizará o cálculo de vários indicadores, não somente do periódico como também de autores, instituições de origem e até mesmo de resultados de projetos específicos financiados por órgãos de fomento.

Considerando mais particularmente a relevância de periódicos, alguns marcadores bibliométricos usuais, além do impactfactor(IF) e immediacy index(II), podem ser destacados, como por exemplo, oSCImagojournalrank (SJR) e o sourcenormalizedimpact per paper (SNIP).

O conceito do IF tradicional fundamenta-se na relação entre o número de citações a trabalhos no periódico em um dado ano e o número de artigos publicados pelo journal nos dois anos anteriores (Garfield, 1999). O II é obtido pela razão entre o número de citações que um journal recebe no ano completo mais recente e o número de itens publicados na revista no mesmo período (Tomer, 1986). Assim, enquanto o IF representa indicação de quantidade de citação ajustada pela escala do journal, o II constitui indicador de velocidade de uso do periódico como fonte de referência de outros estudos (Tomer, 1986).

De forma semelhante, o SJR constitui uma relação de quantidade de citações, porém ponderada por um peso que reflete a importância do journalde origem da citação. Assim, de acordo com González-Pereira, Guerrero-Bote e Moya-Anegón (2010), por meio de um mecanismo recursivo, journals considerados importantes serão aqueles que recebem mais citações de outros journals considerados importantes, de maneira semelhante ao algoritmoPageRank (Page, Brin, Motwani, & Winograd, 1998) desenvolvido pelos fundadores do Google.Nesse contexto de relevância da origem da citação, outras métricas podem ser derivadas, como por exemplo, o journalstatus (Bollen, Rodríguez, & Van de Sompel, 2006), o eigenfactor (Bergstrom, 2007) e o SJR2 (Guerrero-Bote & Moya-Anegón, 2012).

Já o SNIP representa a fração entre a citação do journal por artigo e o potencial de citação na área do conhecimento (Moed, 2010). A despeito de diversos ajustes (ver, por exemplo, Mingers, 2014Waltman, Eck, Leewen, & Visser, 2013), tendo em vista que cada área pode ter características ou padrões distintos de referências, o SNIP possui o mérito de procurar uniformizar uma métrica de relevância do journal em relação ao potencial de citação na área, permitindo uma maior comparabilidade entre diferentesperiódicos de áreas distintas.

Assim, pode-se observar que existem diversos critérios que podem ser utilizados para a análise de um periódico. Nesse breve levantamento, procuramos trazer noções fundamentais de algumas métricas de influência ou impacto de journals. É importante evidenciar que, nesse editorial, focamos a discussão sobre a relevância de um periódico baseada em índices calculados por meiode citações provenientes de journals.

Em particular, métricas alternativas ao fator de impacto de journalse a outros indicadores de influência de autores de forma mais específica, denominadas de forma geral como Altmetrics, estão sendo propostas, levando em consideração influência e referências de trabalhos em redes sociais como Twitter, Facebook, etc.A influência ou relevânciaespecífica de um artigo ou de um autor, utilizando citações de periódicos ou movimentação em redes sociais, será tema de outro editorial.

É importante destacar que o avanço no conhecimento de técnicas de bibliometria e o desenvolvimento de novas tecnologias que agregam dados de forma rápida e automática poderão mudar de maneira relevante os critérios de classificação de journalse avaliação de pesquisadores, com eventuais impactos nas estratégias de periódicos e de autores. Antecipar as eventuais mudanças no mercado editorial torna-se um importante diferencial competitivo de journals e pesquisadores.

Por hora desejamos a todos uma ótima leitura dos artigos dessa edição da RAC.



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Detalhes do artigo

Como Citar
Kimura, H. (1). Editorial. Revista De Administração Contemporânea, 19(4), 1-1. https://doi.org/10.1590/1982-7849rac2015150169
Seção
Editorial