Editorial



Artigo principal Conteúdo

Herbert Kimura

Resumo

No primeiro artigo, Estação de Transbordo de Cargas como Mediador da Logística de Fertilizantes, Roberto Giro Moori e Alessandro Riquetti estudam, usando modelos de equações estruturais, "a importância das estações de transbordos de cargas como variável mediadora entre a gestão integrada da logística e seu desempenho em empresas brasileiras do ramo de fertilizantes de origem mineral".

O segundo artigo, Oligopsônio dos Frigoríficos: Uma Análise Empírica de Poder de Mercado, de Rodrigo Menon Moita e Lucille Golan, por meio de "dados mensais por um período de 14 anos para o estado de São Paulo", analisa "a cadeia de carne bovina de corte no Brasil". Os resultados obtidos sugerem "poder de mercado fraco no setor, o que permite descartar a hipótese de comportamento de cartel".

Já o terceiro artigo, Montagem de Agenda no Comitê Itajaí: Uma Aplicação do Modelo de Kingdon, de Marcello Beckert Zapelini, aplica o modelo de múltiplos fluxos e identifica que "os usuários de recursos hídricos, atuando como empreendedores de política, utilizaram a janela de política para modificar a fórmula de cobrança originalmente proposta pela diretoria do Comitê, assim, garantindo um instrumento mais adequado aos seus interesses".

No quarto artigo, A Nova Advocacia Pós-profissional e a Modernização das Grandes Sociedades de Advocacia Empresarial Brasileiras, Clóvis Castelo Júnior e César Tureta desenvolvem uma pesquisa qualitativa que busca "compreender e analisar ... transformações na advocacia brasileira”. Os resultados da pesquisa "indicam que os escritórios estão passando por um processo de incorporação de práticas gerenciais típicas de empresas capitalistas", apresentam, ainda, "uma ruptura com os valores tradicionais da profissão".

O quinto artigo, Recursos e Competências Organizacionais Distribuídos na Saúde Pública, de Ana Maria dos Santos Carnasciali e Sergio Bulgacov, investiga as Unidades Municipais de Saúde de Curitiba estudando as "dificuldades encontradas por organizações com unidades geograficamente distribuídas e que buscam a efetividade no atendimento por meio da distribuição de recursos".

No sexto artigo, Institucionalização do Conhecimento em Sustentabilidade Ambiental pelos Programas de Pós-gradução Stricto Sensu em Administração, Celso Machado Junior, Maria Tereza Saraiva de Souza e Iara Regina dos Santos Parisotto avaliam o "processo de institucionalização e legitimação do conhecimento em programas stricto sensu em administração, no campo de sustentabilidade ambiental".

Além disso, esta edição apresenta uma discussão no âmbito da seção Documentos e Debates, em que Gláucia Maria Vasconcellos Vale, Hilka Pelizza Vier Machado e Vânia Maria Jorge Nassif, analisam diversos elementos e conceitos ligados a empreendedorismo e empreendedores.

Aproveitamos para informar que a equipe editorial passou a publicar, a partir de outubro de 2014, artigos no formato ahead of print na página eletrônica da RAC, com o objetivo de disponibilizar ao público trabalhos aprovados que ainda não estão designados para um volume/número específico do periódico.

Dessa forma, seguindo a estratégia de diversos outros periódicos internacionais importantes, a equipe editorial disponibiliza previamente os artigos já aprovados para que sejam conhecidos pelo público-leitor e possam ser utilizados como referências a outros estudos, desse modo, dando maior visibilidade aos trabalhos de autores da RAC.

Desejamos a todos uma boa leitura!



Histórico de Downloads

Não há dados estatísticos.


Detalhes do artigo

Como Citar
Kimura, H. (1). Editorial. Revista De Administração Contemporânea, 18(6), 1-1. https://doi.org/10.1590/1982-7849rac2014140076
Seção
Editorial