A associação nacional dos programas de pós-graduação em administração nas palavras de seus presidentes



Main Article Content

Clóvis L. Machado-da-Silva

Abstract

A idéia de solicitar aos Ex-Presidentes da ANPAD depoimento sobre o seu período de gestão não é original; surgiu da leitura do Boletim Informativo da CAPES de abril/junho de 1996. Acrescentou-se-lhe outra idéia, a de complementar os relatos sobre o passado com a visão do futuro imediato. Para tanto solicitou-se ao atual Presidente da Associação que discorresse sobre as perspectivas da sua gestão para o biênio 1997-98. O período de abrangência do passado é de vinte anos: de 1977 a 1996, que envolve todas as gestões findas. Julgou-se que seria matéria interessante para inaugurar a seção Documento da primeira edição da Revista de Administração Contemporânea. Depoimentos dessa natureza são importantes para resgatar a história da Associação em perspectiva privilegiada: a da interpretação particular de cada Ex-Presidente sobre fatos e experiências, sobre reflexões e convicções do seu tempo.

Sem dúvida a tarefa de puxar pela memória não é fácil, é de natureza seletiva e pode levar à adoção da perspectiva cronológica na tentativa de narrar acontecimentos. Torna-se difícil evitar que se misture hoje com ontem. O caráter subjetivo do envolvimento de cada um pode enviesar a interpretação, destacando o que foi realizado como sendo importante e minimizando ou ignorando o que não foi levado a cabo; depoimentos sobre experiências são carregados de emoções. Justamente essas características os tornam altamente relevantes. Revelam o que não pode ser extraído de fontes documentais. Apresentam a história viva da ANPAD.



Downloads

Download data is not yet available.


Article Details

How to Cite
Machado-da-Silva, C. L. (1). A associação nacional dos programas de pós-graduação em administração nas palavras de seus presidentes. Journal of Contemporary Administration, 1(1), 145-173. https://doi.org/10.1590/S1415-65551997000100008
Section
Documents and Debates