Universidades corporativas: discussão e proposta de uma definição



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Cristiane Alperstedt

Resumo

O artigo discorre a respeito das universidades corporativas e suas características, enfocando um critério duplo de diferenciação entre universidades corporativas e departamentos de treinamento e desenvolvimento, com o objetivo de propor uma definição para as universidades corporativas a partir das distinções emergentes dessa discussão. Por se tratar de um tema cujo conhecimento é incipiente, o estudo se caracteriza como exploratório. A definição proposta para as universidades corporativas é sustentada com base em três características concomitantes: desenvolvimento de competências essenciais ao negócio da empresa, não restrição dos serviços educacionais aos funcionários, e estabelecimento de parcerias com instituições de ensino superior ou a conferição de diplomas de forma independente.

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Detalhes do artigo

Como Citar
Alperstedt, C. (1). Universidades corporativas: discussão e proposta de uma definição. Revista De Administração Contemporânea, 5(3), 149-165. https://doi.org/10.1590/S1415-65552001000300008
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Cristiane Alperstedt, Universidade de São Paulo

Doutora em Administração pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo. Suas áreas de interesse em pesquisa são universidades corporativas, gestão de instituições de ensino superior, aprendizagem organizacional estratégica, ensino e pesquisa em administração.